LUNETA ELETRÔNICA. Seminário petista, Ana Amélia em SM, assembleia da Adesm, Araguaia, DEM com Schirmer, Unifra, Pozzobom e Famurs
* O PT santa-mariense, que anda às voltas com a escolha do candidato a vice-prefeito, para secundar Helen Cabral, tem atividade política domingo.
* Haverá, no seminário São José, entre 9 da manhã e 6 da tarde, um seminário de formação política para seus pré-candidatos. E aí, até lá já haverá um vice – petista ou não?
* A grande estrela do encontro regional do Partido Progressista, que acontece a partir das 7 da noite desta sexta, na Câmara de Vereadores, é a senadora Ana Amélia Lemos.
* Em suas andanças pelo interior, a parlamentar (que, ninguém diz, mas todos sabem, é pré-candidata ao Piratini em 2014), tem se esforçado para incentivar nomes próprios do PP, onde possível, para as prefeituras.
* Também vêm, entre outros, o presidente estadual da sigla, Celso Bernardi, e o prefeito de Pelotas. Fetter Júnior.
* O objetivo do encontro, obviamente, é discutir o pleito municipal. Isso explica os temas a serem debatidos, entre eles “estratégia de campanha” e “redes sociais”.
* Aliás, ainda sobre eleição, o DEM reuniu na noite de anteontem os seus pré-candidatos à vereança. E decidiram, por unanimidade, apoiar Cezar Schirmer para prefeito.
* Os demistas também acordaram uma aliança, para a Câmara, com o PDT – ficando a porta aberta, também, para outras agremiações que quiserem aderir.
* Outro evento importante do dia é a primeira Assembleia Geral da Agência de Desenvolvimento de SM, a partir das 6 da tarde, no 6° andar do prédio da Cacism.
* Na pauta da Adesm, que vai reunir os associados e membros natos da Agência estão, por exemplo, a apresentação de novos sócios colaboradores e do relatório e prestação de contas relativas a 2011 e orçamento e ações previstas para 2012.
* Na Assembleia Geral, também serão eleitos dois membros natos para o Conselho Superior – que tem, entre seus objetivos principais, a orientação geral das atividades da Adesm.
* O deputado Jorge Pozzobom (PSDB) papeou anteontem com o prefeito Mariovane Weis, presidente da Famurs, na sede da entidade.
* O parlamentar tucano sugeriu uma alternativa para reformular de forma conciliatória o projeto, originário do TCE, que aumenta as multas aplicadas aos gestores públicos que descumprirem leis ou regulamentos.
* Os prefeitos, como se sabe, não querem nem saber do projeto. E a proposta de Pozzobom, é realizar um debate a respeito, com TCE, Famurs, Associação Gaúcha Municipalista e União dos Vereadores do RS.
* No auditório da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, às 7 da noite, ocorre nesta sexta o lançamento na cidade do livro “Antes do Passado – o silêncio que vem do Araguaia”.
* A obra é da jornalista e publicitária Liniane Haag Brum, sobrinha-afilhada de Cilon Cunha Brum, sepeense, um dos desaparecidos no Araguaia durante a ditadura militar.
* O livro (AQUI mais detalhes) é uma espécie de “biografia cativante”, nas palavras do professor de História na UFSM e conselheiro da Sedufsm, Diorge Konrad.
* “Antes do Passado…” é fruto de anos de buscas pessoais e pesquisas da autora. E o lançamento é promoção do Departamento de História da UFSM e do Comitê Santa-mariense de Direito à Memória e à Verdade.
* Convenhamos: é uma sexta-feira cheia esta. E tem ainda um aniversário. No caso, o do Centro Universitário Franciscano-Unifra, que completa 57 anos.
* A maior instituição privada de ensino de Santa Maria iniciou em 1955, com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FIC) e Faculdade de Enfermagem Nª Sª Medianeira (Facen).
* A fusão das duas organizações deu início à consolidação do Centro Universitário Franciscano em 1998, informa nota da assessoria de imprensa do CUF-Unifra.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Na realidade a impossibilidade de mantermos a pré-candidatura do DEM à prefeito , considerando que não teremos os 200000 eleitores necessários para tanto foi a primeira decisão que obteve a unanimidade no recente encontro dos democratas em Santa Maria.
Minha pré-candidatura
a prefeito pelo DEM/SM teve sua gênese na aspiração de muitos santa-marienses
que como nós almejamos o índice ou o número de eleitores suficientes para
eleições em dois turnos. O que oportunizaria um processo eletivo como é sabido
muito mais democrático proporcionando entre tantos elementos a possibilidade de
mais partidos políticos apresentarem seus candidatos e suas propostas para
administrar nossa cidade. O modelo de eleições em apenas um turno normalmente
tem apresentado a sociedade os mesmos e já conhecidos políticos com suas
propostas e promessas realizadas ou não já amplamente conhecidas da população. Novas
candidaturas trazem a expectativa por novos modelos de governo e gestão para a
cidade a serem propostos ao eleitor. Nesta expectativa de dois turnos nasceu
minha pré-candidatura pelo DEM a majoritária, infelizmente não chegaremos ao
índice necessário agora em 2012, mas continuaremos a trabalhar nesta direção
para que com certeza nossa grande Santa Maria tenha esta oportunidade em 2016.
Também é verdade que nossa pré- candidatura evoluiu e cresceu com o apoio de
muitos, independentemente de um ou dois turnos e isto é motivo de satisfação, honra
pessoal e gratidão ao reconhecimento ao meu trabalho no CEDAS e pela saúde em
Santa Maria. Preciso salientar que qualquer nova candidatura deve avaliar a
vontade da população e se esta tem o desejo da mudança! Considerando que o DEM
integra o governo Cezar Schirmer a quem juntamente com uma coligação múltipla
de bandeiras partidárias ajudou a eleger, e meu respeito ao prefeito Schirmer a
quem reputo especial estima e admiração; faz certamente um governo propositivo
e inovador que resgata a autoestima do cidadão e da cidade, além de projetar
Santa Maria para o futuro promissor. Estas as unanimidades pactuadas no
encontro do democratas de Santa Maria.
Att, Dr. Moacir