DestaqueSaúde

COVID-19. Secretaria Estadual de Saúde confirma primeiro caso da subvariante da ômicron BQ.1 no RS

Amostra é proveniente de paciente residente na região metropolitana

Por Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e a Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio da equipe de vigilância genômica, detectaram, na sexta-feira (4), através do sequenciamento genômico, a circulação da variante BQ.1 da covid-19 no Rio Grande do Sul.

Coletada em 26 de outubro, a amostra é proveniente de paciente residente na região metropolitana de Porto Alegre, internado na capital para tratamento de uma síndrome respiratória aguda grave. Para melhor compreender a dinâmica de transmissão dessa variante na região, a vigilância genômica das variantes em circulação está sendo intensificada.

Sublinhagem da variante ômicron, a BQ.1 tem mostrado uma elevada capacidade de transmissão comparada às outras sublinhagens do coronavírus circulando atualmente no Brasil. E tem sido relacionada a novas ondas de casos de covid-19 em diversos países da Europa e América do Norte.

“Para não dar chance ao vírus, vamos cuidar da nossa saúde e dos outros. A covid-19 ainda não acabou. A diminuição de casos graves e hospitalizações que observamos nos últimos meses é o reflexo direto da vacinação da maior parte da população. No entanto, a diminuição do número de pessoas com as doses de reforço em dia pode levar ao aumento de casos graves. São mais de 3 milhões de pessoas com a dose de reforço em atraso”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

“A variante BQ.1 tem apresentado uma capacidade de transmissão que preocupa as autoridades de saúde de diferentes países. Essa variante tem sido relacionada ao aumento dos números de novos casos em diferentes regiões. A principal preocupação é em relação àquela parcela da população que está em atraso ou não fez as doses de reforço da vacina contra covid-19, pois esses indivíduos estão mais suscetíveis a contrair a doença, mas também terem uma apresentação mais grave da doença quando não têm a imunização adequada”, disse Richard Steiner Salvato, coordenador da Vigilância Genômica no Cevs.

Diante da detecção no Estado da nova variante BQ.1 e da possibilidade da sua disseminação no Rio Grande do Sul, gerando o aumento de novos casos da covid-19, a SES faz as seguintes recomendações:

• Atualização do status vacinal da população não vacinada ou com esquema vacinal incompleto para sua faixa etária;
• Utilização de máscara:

  • Indivíduos imunocomprometidos, idosos e com comorbidades, em locais fechados ou pouco ventilados com grande concentração de pessoas, por serem mais suscetíveis a desenvolver casos graves quando infectados por coronavírus;
  • Indivíduos sintomáticos respiratórios para evitar a transmissão do quadro clínico;
  • Contactantes domiciliares assintomáticos de casos confirmados de covid-19;
  • Indivíduos, principalmente aqueles com maior vulnerabilidade, que apresentarem sintomas compatíveis com síndrome gripal deverão procurar assistência médica para confirmação diagnóstica e monitoramento;
    • Pessoas confirmadas com covid-19 devem se manter afastadas por um período máximo de sete dias; se feito novamente exame no quinto dia e o resultado for negativo, podem retornar ao convívio;
    • Intensificar a testagem, por meio do teste rápido de antígeno, dos casos suspeitos de covid-19

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo