NOTÍCIA RUIM. Cai projeção para safra de grãos. Maiores perdas são arroz e soja
Após sucessivas quebra de recordes, o setor primário experimenta (e talvez, tomaaara, seja transitório) um momento de previsões negativas. Quando se fala em 160 milhões de toneladas, convenhamos, uma perda de 2% tem lá o seu significado.
Essa é, ao menos, a previsão feita agora pela Companhia Nacional de Abastecimento, que aponta ainda a soja e o arroz como os grãos em que a redução é mais significativa. A primeira, inclusive, é um dos principais itens de exportação do País.
Para saber mais sobre a projeção, anunciada nesta terça-feira, acompanhe material produzido pela Agência Brasil. A reportagem é de Pedro Peduzzi. A seguir:
“Safra de grãos 2011/2012 deve ser 2,2% menor do que a passada, prevê Conab
A produção nacional de grãos da safra 2011/2012 deverá atingir 159,2 milhões de toneladas, segundo estimativa divulgada hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esse número é 2,2%, ou 3,63 milhões de toneladas, menor do que a safra 2010/2011, quando foram colhidos 162,84 milhões de toneladas.
De acordo com a Conab, a projeção de área plantada está em 52,29 milhões de hectares, 4,8% maior do que a do ciclo anterior (49,89 milhões de hectares).
Segundo a estatal, a soja e o arroz são as culturas que devem apresentar a maior redução na produção, 9,72 milhões de toneladas e 1,95 milhão de toneladas, respectivamente. A Conab atribui essa queda principalmente às condições climáticas desfavoráveis no período de novembro de 2011 a janeiro deste ano…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.