PERDEMOS (3). Pozzobom também lamenta, revela ação dos deputados locais e diz que é preciso repensar
A propósito da perda da montadora de caminhões chinesa para a cidade de Camaquã, conforme anúncio feito esta tarde, em Porto Alegre, quem também se manifestou foi o deputado Jorge Pozzobom (PSDB). O relato a seguir é da sua assessoria de imprensa, com texto e foto do jornalista Tiago Buzatto. Acompanhe:
“Pozzobom lamenta perda da fábrica chinesa
O líder do PSDB na AL, deputado Jorge Pozzobom, lamentou a decisão do grupo chinês Dongfeng Motor Corporation em instalar sua unidade montadora de caminhões fora de Santa Maria. O anúncio da decisão foi feito nesta terça-feira (17) por diretores do grupo. Esta é a segunda vez neste ano que a cidade perde a disputa pela instalação de multinacionais na cidade.
“Estou muito triste com a decisão da grupo chinês. Precisamos repensar porque Santa Maria, com a quantidade de mão-de-obra qualificada que oferece, que é a quinta maior cidade do Rio Grande do Sul, que ocupa um território estratégico, não consegue convencer empresários de grande porte a investir no coração do Estado”, afirma.
Pozzobom se considera frustrado porque não mediu esforços para ajudar a atrair a multinacional chinesa, que acena com investimentos de 75 milhões de dólares e geração de 550 empregos diretos. “Fiz o que estava ao meu alcance. Reuni os outros deputados santa-marienses, Valdeci Oliveira e Paulo Pimenta, assinamos um documento, conseguimos o apoio do presidente da AL, deputado Alexandre Postal, e levamos ao governador Tarso Genro, que também é ligado a nossa cidade. Creio que os camaquenses souberam se mobilizar mais do que nós”, explica.
Em menos de um ano, é a segunda vez que a cidade perde investimentos de grupos estrangeiros. Em janeiro deste ano, a cidade pleiteou a instalação da montadora de elevadores da Hyundai, mas os diretores da multinacional optaram por levar o empreendimento, que promete gerar 5400 empregos diretos e mais de cinco mil indiretos, para São Leopoldo. “É um dia muito triste para nós, santa-marienses”, encerra.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
A abri o jornal Arazão e fiquei parado com a colocação do Presidente do nosso Legislativo.
Muito bem colocado quanto a parte dos Deputados.
Mas mal colocado quanto a parte dos representantes do povo pois não vi nem uma movimentação de mobilização e ai realmente senhor presidente temos que lamentar.
Deputado, menos deputado. O senhor entregou o pedido de apoio ao governador quando já era tarde, quando a decisão já havia sido tomada. Seja mais claro quando o senhor diz que a região não se mobilizou, pois o senhor e o seu colega de cafezinho da assembleia legislativa foram eleitos deputados pela região. Chegou tarde. A propósito, o senhor disse mesmo tudo aquilo que saiu no Jornal O Sul, acusando o PMDB de querer comprar o PSDB com os cargos que o seu partido já ocupava na Prefeitura, ou seja, duas secretarias e 30 CCs? O silêncio agora pode custar caro lá na frente.
@COPETTI
Acho que está mais do que na hora de tirar a tua viseira
Santa Maria é polo militar e pelo que sei a KMW investirá nesta area.@Marcelo
Falou tudo. O Aeroporto e as condições iniciais para atrair investidores.
Infelizmente mais uma vez perdemos oque seria importante para ,a cidade temos que parar de criticar quando muita vezes os nossos representantes se unem em prol de um bem para cidade invés de terem apoio só recebem criticas e ai acontece isto .
Ouve mobilização dos moradores de Camaquã e aqui muito pouco pessoal só torce não é mobiliza e outro levantamento muitssimo importante, 120Km distante de Porto Alegre e de um aeroporto, e mais o porto do guaiba, aí fica dificil, mas nao impossível, talvez, a gente tenha q procurar soluções, mas simplesmente qdo a palavra CUSTO aparece, salvo maior juízo, qq empresario dá prioridade a ter um custo baixo para gerar lucro, isso é básico.então que tal começarmos a pensar no aeroporto , em dar mais condições a serem oferecidas antes de procurarmos atrair outras empresas grandes.
@empreendedor
Vou amanha sem falta comprar uma VISEIRA.
Veio? Onde ? Diz o endereço… tá igual aquele empresa de meio ambiente que foi na comitiva do Schirmer… até hoje ninguem viu…
@empreendedor
Deve ser porque os tanques do exército estão em Camaquã.BUUUU
Então porque a KMW veio para Santa Maria…
@regis
Concordo que já estava muito bem analisado e calculado o local.
Sou Engenheiro Mecânico nasci e me formei em Santa Maria, trabalho na Grde POA. No meu meio profissional estas coisas são bem claras (logística, frete, baixo custo). Santa Maria querendo ou não é longe principalmente das usinas de aço e demais matérias primas. Isso pesa muito principalmente no frete.
Há outra coisa, sem um novo aeroport ou linhas aéreas para SP, não existe condições de atrair muita empresa grande.
Se fosse uma empresa estatal,acredito que dependeria da força política,mas empresas privadas estrangeiras visando o lucro,analisam nos mínimos detalhes o investimento e o retorno,a não ser que o gov, estadual tenha financiado os chineses direcionando a implantação da fábrica para determinada cidade…outro detalhe de logística as peças virão da China para serem montadas aqui,estratégicamente eles levam vantagens,e outra o prefeito deles é pmdb.Infelizmente mais uma que não veio…
Se foram parceiros meus parabens Camaquão, tem mais dois representantes.
Isso é um castigo para o prefeito Schirmer, porque quem faz pra Deus paga paro o diabo, quando não era prefeito dizia que as fabricas não para vim para nossa cidade só se o PT saise do gov, agora todos juntos mostrarão que são todos farinha do mesmo saco, incompetentes todos sem exeção.
Esse Luiz não tem mesmo o que fazer…fiquei só observando alguns comentários e percebo que es contra tudo e todos?? Legal ein?!
Tanto o deputado Pozzobom quanto o deputado Valdeci foram parceiros e amigos pelo bem da cidade, agora criticar o que um faz é desrespeito!!
A velha flexibilidade de personalidade que o torna uma figura já folclórica.
Ajuda a matar e depois vai chorar no enterro!!
Merece mesmo ser parceiro da Yeda…