EconomiaNegóciosSanta Maria

PERDEMOS (4). Cacism demonstra “tristeza e indignação” com a decisão dos chineses

Acabo de receber a manifestação da diretoria da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), através de nota assinada pelo presidente Luiz Fernando Pacheco, com a decisão da montadora de caminhões chinesa, que confirmou Camaquã como receptora do investimeno. Confira a íntegra, a seguir:

NOTA OFICIAL

A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM) recebe com um sentimento misto de tristeza e indignação a decisão da montadora chinesa Donfeng Motors Corporation em optar pela cidade de Camaquã para a instalação de sua unidade fabril no estado.

Tristeza por entender que este investimento representaria uma alavancagem significativa na política de crescimento do setor industrial, que nossa cidade e região tanto buscam e necessitam, trazendo mais equilíbrio para a nossa matriz produtiva. Indignação por observar que no transcorrer deste processo de estudo e escolha, por parte da montadora chinesa, a atitude bairrista e tendenciosa assumida pelo vice-governador do Estado, que deveria ser de todos os gaúchos, mas demonstrando não ter consciência da imparcialidade que o cargo exige, assumiu abertamente seu apoio a uma das partes.

Por fim, fica a sensação de que estamos trilhando o caminho correto, na busca de empresas que aqui se instalem, gerando empregos e divisas para nossa região. Não podemos esmorecer, e sim nos unir cada vez mais. Só enfrenta revés quem tem coragem de ir para a disputa, perdedor é aquele que nunca participa.

Luiz Fernando Pacheco

Presidente  da CACISM”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

64 Comentários

  1. Vamos acordar! Será que alguém se iludiu que o nosso prefeito iria CONSEGUIR fazer alguma coisa de importãncia para a nossa cidade? Faz mais de 30 anos que esse senhor tem cargo eletivo e vamos ver o QUÊ ELE FEZ DE CONCRETO PARA SANTA MARIA? Qual obra de infra estrutura que foi feita em Sta Maria nos últimos 4 anos? Há claro, asfalto comutário , iluminação pública todos cobrados dos cidadões.Com a prefeitura desse jeito e a secretária de obras e infra estrutura daquele outro jeito, no que poderia dar? Vamos fazer a leitura correta do nosso município porque luzes para o natal qualquer um faz, mas obras de infra estrutura para atrair investimentos são poucos que fazem. O comandante do nosso navio tem que fazer a diferença.

  2. Leon :
    A Culpa é do Grill…
    – Tem buraco na rua…a culpa é do Grill;
    – Está esperando para ser atendido… a culpa é do Grill;
    – Foi multado pela guarda municipal… a culpa é do Grill;
    – Foi na padaria e o pão acabou… a culpa é do Grill;
    – As promessas da última eleição não foram cumpridas… a culpa é do Grill;
    – Seu time perdeu… a culpa é do Grill;
    – Perdeu o ônibus… a culpa é do Grill;
    – O prefeito não dá a mínima para sua necessidade… a culpa é do Grill;
    – O dinheiro público está sendo usado em futilidades… a culpa é do Grill;
    Como resolver?
    Compra um microondas Chinês.

    CUIDADO pode ser Grill George Foreman.!

  3. Baxinho da Borracharia :Talvez a solução seja ligar o Vacacaí ao Ibicuí,fazer um porto no Verde e com isso conseguiremos que o Schirmer traga nem que seja uma fábrica de cuias! hehehehehe

    Acho melhor fazer turismo internacional para ´”possíveis empreendedores” que usam Santa Maria para barganhar melhores propostas com outras cidades.

  4. A Culpa é do Grill…

    – Tem buraco na rua…a culpa é do Grill;
    – Está esperando para ser atendido… a culpa é do Grill;
    – Foi multado pela guarda municipal… a culpa é do Grill;
    – Foi na padaria e o pão acabou… a culpa é do Grill;
    – As promessas da última eleição não foram cumpridas… a culpa é do Grill;
    – Seu time perdeu… a culpa é do Grill;
    – Perdeu o ônibus… a culpa é do Grill;
    – O prefeito não dá a mínima para sua necessidade… a culpa é do Grill;
    – O dinheiro público está sendo usado em futilidades… a culpa é do Grill;

    Como resolver?
    Compra um microondas Chinês.

  5. Ah… E as manifestaçoes de alguns “empresarios” da boca do monte, são para fazer o vivente largar de mão… Tristes, despreparadas, sem conteudo, preconceituosas, etc…

  6. @empreendedor
    Imagino que tu seja um CC… Isso explica tudo!
    Inclusive a paralisia que assola a boca do monte…
    Qdo quiseres criticar, comentar, falar, escrever, etc…. Filho, te prepara…

  7. @jorge
    Já lhe ocorreu pensar que Rio Grande não mostrou interesse no empreendimento e muito menos foi indicada pelo governo uma vez que já contemplada com inúmeres deles.

  8. De tudo isto, concordo com uma coisa: Se a culpa é dos petistas, por não estarem presentes nas visitas e negociações, então por que tiraram o PT da prefeitura? O pessoal que está lá hoje não consegue tocar uma cidade como a nossa? Se realmente o PT era o ponto fundamental da vinda desta empresa, que volte o PT para a prefeitura. É simples.

  9. Sergio Dalla Porta :Então o nosso prefeito ainda dorme de bombachas????E quem vai pagar a recepção aos chineses em Santa Maria, com banquetes e sobrevôo pela cidade?Será que o Sr. Prefeito não se deu conta de que enquanto ele puxava para um lado, o Sr. Governador do Estado & Cia puxavam pra outro lado?Mas por falar nisto, será que este Governador teve algum dia algum vínculo afetivo com Santa Maria? Será?Abração, Claudemir, a coisa está fervendo por aí, em Santa Maria, logo…quando é que o Governador vai estar aí mesmo? Nesta noite, inclusive, vi na RBS TV o Governador, TODO SORRISOS para os Chineses! Imagens são Imagens!

    concordo com vc .e o problema está ai.infraestrutura e porto eles iriam então para a cidade de rio grande.

  10. Talvez a solução seja ligar o Vacacaí ao Ibicuí,fazer um porto no Verde e com isso conseguiremos que o Schirmer traga nem que seja uma fábrica de cuias! hehehehehe

  11. Prezado Sarturi!

    Referente aeroporto civil e militar com operação conjunta, devo (re) lembrar matérias publicadas nos jornais da cidade, aproximadamente dez anos atrás.
    O então prefeito municipal Sr. Valdeci, juntamente com o deputado César Schirmer, representantes da Cacism César Ghen e uma empresária do ramo de vestuário feminino (não lembro o nome), entre outras pessoas,foram recepcionados pelo então comandante do V COMAR (regiões do Paraná, Santa Catarina e RS) cediado em Canoas. Os representantes da cidade de Santa Maria (executivo, legislativo e empresarial) levaram ao Brigadeiro suas preocupações referente ao modal aéreo da cidade. Entre eles, a desistência da Rio-Sul operar ali e um possível novo aeroporto/pista ao lado da atual, aproveitando os sistemas já instalados. Pois bem, receberam um NÃO quanto da segunda demanda. Detalhe: o comandante do V COMAR da época é o atual comandante da Aeronáutica. Hoje em dia são muito poucos aeroportos operado conjuntamente. O caso de Natal é um exemplo claro. Lá, construíram um novo aeroporto e licitaram a iniciativa privada. Motivo: aeroporto militar requer cuidado especial, pois é área de segurança nacional.
    Pois bem, já se passaram dez anos e o problema continua em terra, literalmente. O pior é que continuam insistindo na mesma retórica. Não aprenderam nada com o passado.

  12. agora dizer que é escolha por proximidade com o porto de rio grande …? por favor então porque não se instalaram na cidade de rio grande. Foi escolha POLITICA se não a cidade escolhida em razão de porto seria rio grande .

  13. Boca Grande :Imcompetencia do Gov. do Estado e do municipal perderão para o vice só espero que um dia ele venha em Santa MAria, e seja recebido como merece, traidor do povo Santamariense.

    concordo em gênero número e grau.

  14. Felipe D`Onofrio :
    Prezados Fábio e Marcelo!
    Já me manifestei várias vezes nesse espaço sobre o problema da infraestrutura earoportuária na nossa região. Para não ser repetitivo, embora acho que tenhamos que ser, penso que falta vontade e competência política dos nossos representantes (tanto no legislativo, executivo e empresarial).
    Para demonstrar em breve palavras a origem de recursos para investir em um aeroporto (civil) para a região, o governo federal estará disponibilizando mais de 2 bilhões de reais, oriundo das privatizações dos grandes aeroportos, para novos aeroportos regionais e reestruturação dos que já existem. Para corroborar com tal argumentação, reza na nota da agência O Globo: “
    “O Globo
Terça-feira, 17 de abril de 2012
País poderá ter mais 80 aeroportos regionais até ano de 2014, diz ministro
Total subiria de 130 para 210 para atender até 94% da população
. 

O governo federal pretende anunciar em breve programa para ampliar a aviação regional em pelo menos 61%. A informação é do ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt. A ideia é aumentar o número de aeroportos, dos atuais 130 para cerca de 210 até 2014, ano da Copa do Mundo. A expansão desse total de terminais regionais vai permitir o atendimento de cerca de 94% da população brasileira, contra os cerca de 79% atuais.

— Assim como estamos fazendo com os grandes aeroportos, estamos estudando para saber de que forma podemos aumentar a malha brasileira para atender melhor e em maior proporção a população. Os estudos estão adiantados e esperamos fechar esse projeto em pouco tempo e lançá-lo — destacou o ministro.

Segundo ele, o projeto está sendo detalhado neste momento com a participação dos governos estaduais, que deverão ser os operadores principais desses aeroportos. Os recursos virão do Fundo Nacional de Aviação Civil, criado no ano passado e que neste ano deverá totalizar em torno de R$ 2 bilhões.

— Parte dos recursos do Fundo será utilizada para ampliação dos voos regionais (dentro do país), que foi criado no ano passado justamente para isso, não só para ter grandes aeroportos bem geridos e com qualidade nos serviços prestados, mas também fazer com que a malha regional possa se integrar a esses aeroportos e prestar um serviço melhor à população brasileira”.

    Vale lembrar que recentemente, o secretário Beto Albuquerque disponibilizou recursos federais para ampliação dos aeroportos de Santo Ângelo, Passo Fundo e Rio Grande. Por que Santa Maria e região não tiveram esse aporte?
    Méritos para o secretário Albuquerque que articulou políticamente pelo seu reduto eleitoral. Bom, para finalizar, os politicos e empresários da região podem e devem articularem-se com a finalidade de fazer um bom projeto e encaminhar conjuntamente o pleito de um novo aeroporto. A região central necessita dessa importante infraestrutura para se desenvolver e crescer, gerando renda e emprego.

    Falou Tudo. Mas temos que lembrar que qualquer empresa aérea que quer vir para Santa Maria é mau vista pelos militares. Eles não querem aumento de tráfego civil o que é compreensível para eles pois lidam com aeronaves que usam armamento real e passam em frente ao terminal regional de Santa Maria na taxiway.

    Outra coisa, como vamos intervir com verbas estaduais, federais se o local é dos militares. Somos reféns da boa vontade les.

    Maringá é o modelo de aeroporto que Santa Maria deve seguir. Lá fizeram um novo aeroporto regional afastado da cidade par a poder fazer ampliações futuras. Eles se mobilizaram com todas a cidades do interior e fizeram uma aeroporto que hoje inclusive opera com carga aérea e recebe aeronaves da grande porte cargueiras (767 por exemplo) além dos vôos das aeronaves de carreira (TAM, GOL, TRIP, AZUL, PASSAREDO).

    Hoje se tivéssemos um grande aeroporto da região centro-oeste-sul ninguém iria até Porto Alegre. No interior do Paraná eles vão até Maringá. http://www.aeroportomaringa.com.br/

  15. bom em camaquâ tavá presente o vice governador beto grill que é daquela região …por que o tarso nao veio a santa maria ?

  16. …complementando texto anterior, a iniciativa política de secretário e deputado Beto Albuquerque já gerou frutos. Passo Fundo e Santo Ângelo serão contemplados pela empresa aérea Azul com voos diários para Campinas, sem a necessidade de passar por Porto Alegre. Por que Santa Maria ficou de fora da empresa? Simplesmente por questões de infraestrutura aeroportuária. A pista da BASM não comporta o peso do EMB. 190, aeronave utilizada prioritariamente pela empresa. A empresa Oceanair também poderia atender a região, mas seus aviões não comportam o piso estrutural do aeroporto. Por falar em azul, ela estará contemplando até julho desse ano as cidades de Caxias do Sul, Pelotas, Santo Ângelo, Passo Fundo e Porto Alegre. Penso que temos que partir para um aeroporto distante do meio militar (por questões se segurança nacional), que reflita a importância que desejamos e que a região merece. Só para dar um exemplo, até a cidade de Sorriso (Mato Grosso) tem um aeroporto/ pista de 2.400 metros de extensão e com capacidade de operação para aeronaves cargueiras com destino ao exterior. Temos que pensar grande, se não….ficaremos lamentando sistematicamente.

  17. empreendedor :

    Ivo Cassol :
    @Freud explica
    Agora a pouco o Andre MAchado e a Rosane Oliveira resumiram os motivos da escolha dos chineses por camaquã e dos Coreanos por São Leopoldo!
    – Infraestrutura; Ivo, não delira, o povo já deu a resposta nas urnas em 2009 e vai dar de novo em 2012. Portanto, renova o aluguel do apto em POA e a conta no bolicho.
    – Proximidade com Porto alegre (shopings e escolas bilingues para os filhos dos executivos)
    Proximidade com o Aeroporto;
    – Proximidade com Rio Grande
    – possibilidade de escoamento via Lagoa dos patos
    – etc…
    achar que a ausência dos deputados do PT numa visita foi determinante é reconhecer uma fragilidade política que leva-se para a seguinte lógica: Se a ausência dos Petistas é o motivo por não ter vindo a montadora, então, deve-se devolver o comando da prefeitura para os Petistas?assim, parariamos de perder fábricas.
    Não..não não é por aí! Nosso proble é falta de infra, falta de recursos e falta de projetos..

    Ivo, menos Ivo. O povo já te respondeu em 2009 nas urnas e vai responder de novo em 2012. Portanto, trata de renovar o aluguel do apto de POA e a conta no bolicho, pois por aqui, se não for no escritório do PT não tem emprego pra ti. Abraço.

  18. Ivo Cassol :
    @Freud explica
    Agora a pouco o Andre MAchado e a Rosane Oliveira resumiram os motivos da escolha dos chineses por camaquã e dos Coreanos por São Leopoldo!
    – Infraestrutura; Ivo, não delira, o povo já deu a resposta nas urnas em 2009 e vai dar de novo em 2012. Portanto, renova o aluguel do apto em POA e a conta no bolicho.
    – Proximidade com Porto alegre (shopings e escolas bilingues para os filhos dos executivos)
    Proximidade com o Aeroporto;
    – Proximidade com Rio Grande
    – possibilidade de escoamento via Lagoa dos patos
    – etc…
    achar que a ausência dos deputados do PT numa visita foi determinante é reconhecer uma fragilidade política que leva-se para a seguinte lógica: Se a ausência dos Petistas é o motivo por não ter vindo a montadora, então, deve-se devolver o comando da prefeitura para os Petistas?assim, parariamos de perder fábricas.
    Não..não não é por aí! Nosso proble é falta de infra, falta de recursos e falta de projetos..

  19. Prezados Fábio e Marcelo!

    Já me manifestei várias vezes nesse espaço sobre o problema da infraestrutura earoportuária na nossa região. Para não ser repetitivo, embora acho que tenhamos que ser, penso que falta vontade e competência política dos nossos representantes (tanto no legislativo, executivo e empresarial).
    Para demonstrar em breve palavras a origem de recursos para investir em um aeroporto (civil) para a região, o governo federal estará disponibilizando mais de 2 bilhões de reais, oriundo das privatizações dos grandes aeroportos, para novos aeroportos regionais e reestruturação dos que já existem. Para corroborar com tal argumentação, reza na nota da agência O Globo: “
    “O Globo
Terça-feira, 17 de abril de 2012
País poderá ter mais 80 aeroportos regionais até ano de 2014, diz ministro
Total subiria de 130 para 210 para atender até 94% da população
. 

O governo federal pretende anunciar em breve programa para ampliar a aviação regional em pelo menos 61%. A informação é do ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt. A ideia é aumentar o número de aeroportos, dos atuais 130 para cerca de 210 até 2014, ano da Copa do Mundo. A expansão desse total de terminais regionais vai permitir o atendimento de cerca de 94% da população brasileira, contra os cerca de 79% atuais.

— Assim como estamos fazendo com os grandes aeroportos, estamos estudando para saber de que forma podemos aumentar a malha brasileira para atender melhor e em maior proporção a população. Os estudos estão adiantados e esperamos fechar esse projeto em pouco tempo e lançá-lo — destacou o ministro.

Segundo ele, o projeto está sendo detalhado neste momento com a participação dos governos estaduais, que deverão ser os operadores principais desses aeroportos. Os recursos virão do Fundo Nacional de Aviação Civil, criado no ano passado e que neste ano deverá totalizar em torno de R$ 2 bilhões.

— Parte dos recursos do Fundo será utilizada para ampliação dos voos regionais (dentro do país), que foi criado no ano passado justamente para isso, não só para ter grandes aeroportos bem geridos e com qualidade nos serviços prestados, mas também fazer com que a malha regional possa se integrar a esses aeroportos e prestar um serviço melhor à população brasileira”.

    Vale lembrar que recentemente, o secretário Beto Albuquerque disponibilizou recursos federais para ampliação dos aeroportos de Santo Ângelo, Passo Fundo e Rio Grande. Por que Santa Maria e região não tiveram esse aporte?
    Méritos para o secretário Albuquerque que articulou políticamente pelo seu reduto eleitoral. Bom, para finalizar, os politicos e empresários da região podem e devem articularem-se com a finalidade de fazer um bom projeto e encaminhar conjuntamente o pleito de um novo aeroporto. A região central necessita dessa importante infraestrutura para se desenvolver e crescer, gerando renda e emprego.

  20. td conversa fiada (blá, blá, blá!) dessa gente mediocre que não pensa na cidade e na municipalidade e sim na eleição e reeleição… só interésses…

  21. Marcelo :

    Zureta Komaroff :
    Caro Presidente da CACISM: perdedor é aquele que sempre participa e nunca ganha. Como Santa Maaria, que tenta… tenta… tenta… e sempre fica pedindo arrego. Não temos um aeroporto decente… não temos vias de acesso facilitadas a capital e ao porto (leia-se: estradas com pista dupla).
    Deu no que deu. E sempre dará.

    Deveria ser item prioritário em qualquer pauta sobre desenvolvimento de Santa Maria e região, um Aeroporto Regional de grande porte, para toda região central e oeste.

    E é melhor Santa maria correr… A região do Vale do Rio Pardo já está se mexendo com esta mesma ideia de ter um aeroporto regional para desafogar o Salgado Filho. E, claro, atrair empresas e investimentos para lá. Mais do que os que já existem.

  22. @Freud explica
    Agora a pouco o Andre MAchado e a Rosane Oliveira resumiram os motivos da escolha dos chineses por camaquã e dos Coreanos por São Leopoldo!
    – Infraestrutura;
    – Proximidade com Porto alegre (shopings e escolas bilingues para os filhos dos executivos)
    Proximidade com o Aeroporto;
    – Proximidade com Rio Grande
    – possibilidade de escoamento via Lagoa dos patos
    – etc…

    achar que a ausência dos deputados do PT numa visita foi determinante é reconhecer uma fragilidade política que leva-se para a seguinte lógica: Se a ausência dos Petistas é o motivo por não ter vindo a montadora, então, deve-se devolver o comando da prefeitura para os Petistas?assim, parariamos de perder fábricas.

    Não..não não é por aí! Nosso proble é falta de infra, falta de recursos e falta de projetos..

  23. FABIO :
    Informo a vcs que ja existem 3 empresas querendo voar daqui pra sao paulo, uma delas inclusive veio aqui na cidade ver a extrutura da Base, porem , foram recebidos com um NÃO bem grande, mesmo sendo uma aeronave embraer de 60 lugares. outras duas ja tem o pedido junto a FAB, para operar aqui, com os mesmos moldes de voo, 45 e 60 lugares, porem, no que depender do poder aeronautico isso vai demorar, segundo fontes de curitiba,(CINDACTA) , usar a pista da BASM vai demorar, ouvi um integrante da ADESM dizer que estao tentando aumentar a capacidade do terminal hj existente na BASM, confirmo, PURA ILUSAO, a melhor solucao, viavel e nao tao cara, e a construcao de uma nova pista ao lado da existente na BASM, delimitada , e com entrada independente pela UFSM, esse e o unico projeto que vejo que pode dar certo, vamos lembrar do Galeo no Rio? la e uma base militar, com uma pista paralela apenas para voos comerciais. o problema e que existe influencia grande de uma grande empresa em SM, para nao acontecer isso a curto e medio prazo, pois as pessoas que embarcariam pra poa e depois pra SP, RJ, exterior, fariam essa empresa perder uma grande parte da clientela. sabesse que e grande o numero de pesssoas que embarcam no onibus aqui e depois voam apartir de poa. eu mesmo ja fiz isso e posso te afirmar, na viagem que fiz. 11 pessoas foram junto cmg daqui pro aeroporto. publico tem para os voos. isso e fato. fato tambem e a influencia de uns grandes que nao querem que isso aconteça. infelizmente.

    Só para constar: o protocolo do Piratini na tarde de terça-feira não era de anúncio de fábrica para o Rio Grande do Sul, mas sim de funeral, tamanho o constrangimento do Governador e secretariado com a situação criada pelo vice beto grill. É só perguntar para os santa-marienses de porto alegre que estavam por lá. Mas, claro, vão negar até o final. Então, fico com os depoimentos nas rádios na manhã de hoje de quem esteve lá. O Schirmer foi ao Piratini e acabou com a festa.

  24. As fábricas do Schirmer só aparecem nos jornais da cidade. Tudo lorota para enganar o povo e não fazê-lo enxergar a caótica administração que ele faz em Santa Maria. Só fez promessa e nada fez.

  25. Informo a vcs que ja existem 3 empresas querendo voar daqui pra sao paulo, uma delas inclusive veio aqui na cidade ver a extrutura da Base, porem , foram recebidos com um NÃO bem grande, mesmo sendo uma aeronave embraer de 60 lugares. outras duas ja tem o pedido junto a FAB, para operar aqui, com os mesmos moldes de voo, 45 e 60 lugares, porem, no que depender do poder aeronautico isso vai demorar, segundo fontes de curitiba,(CINDACTA) , usar a pista da BASM vai demorar, ouvi um integrante da ADESM dizer que estao tentando aumentar a capacidade do terminal hj existente na BASM, confirmo, PURA ILUSAO, a melhor solucao, viavel e nao tao cara, e a construcao de uma nova pista ao lado da existente na BASM, delimitada , e com entrada independente pela UFSM, esse e o unico projeto que vejo que pode dar certo, vamos lembrar do Galeo no Rio? la e uma base militar, com uma pista paralela apenas para voos comerciais. o problema e que existe influencia grande de uma grande empresa em SM, para nao acontecer isso a curto e medio prazo, pois as pessoas que embarcariam pra poa e depois pra SP, RJ, exterior, fariam essa empresa perder uma grande parte da clientela. sabesse que e grande o numero de pesssoas que embarcam no onibus aqui e depois voam apartir de poa. eu mesmo ja fiz isso e posso te afirmar, na viagem que fiz. 11 pessoas foram junto cmg daqui pro aeroporto. publico tem para os voos. isso e fato. fato tambem e a influencia de uns grandes que nao querem que isso aconteça. infelizmente.

  26. @Ildo Callegari
    Ildo realmente se o Prefeito Schirmer não tivesse contatos mundo a fora hoje não estariamos nesta discussão aqui no blog. Estariamos quem sabe comentado a previsão do tempo. O PREFEITO SCHIRMER é um GRANDE PREFEITO, esta mexendo com as pessoas, provocando discussões, procurando trazer incentivos para esta cidade que estava parada no tempo. Penso que o governador agiu corretamente mas convenhamos onde estavam os nossos deputados nestas horas. Porque no dia da visita dos chineses a Santa Maria os deputados não estavam presentes? Pelo que sei todos foram convidados, porque não se uniram em torno do bem comum? è muito facil agora querer culpar o Prefeito que não medido esforços para atrair investimentos de todos os portes para Santa Maria

  27. Zureta Komaroff :
    Caro Presidente da CACISM: perdedor é aquele que sempre participa e nunca ganha. Como Santa Maaria, que tenta… tenta… tenta… e sempre fica pedindo arrego. Não temos um aeroporto decente… não temos vias de acesso facilitadas a capital e ao porto (leia-se: estradas com pista dupla).
    Deu no que deu. E sempre dará.

    Deveria ser item prioritário em qualquer pauta sobre desenvolvimento de Santa Maria e região, um Aeroporto Regional de grande porte, para toda região central e oeste.

  28. Caro Presidente da CACISM: perdedor é aquele que sempre participa e nunca ganha. Como Santa Maaria, que tenta… tenta… tenta… e sempre fica pedindo arrego. Não temos um aeroporto decente… não temos vias de acesso facilitadas a capital e ao porto (leia-se: estradas com pista dupla).
    Deu no que deu. E sempre dará.

  29. Ivo Cassol :Bah!Achar que os comunistas Chineses optaram por Camaquã por uma questão política é não enxergar um palmo na frente do nariz.Industrias se instalam onde é melhor para elas e ponto.Devemos aprender com as derrotas.Santa Maria precisa além de oferecer voltinhas de avião, docinhos e cestas de produtos, oferecer INFRAESTRUTURA..Para ter infraestrutura, tem que ter dinheiro para isso. Para ter dinheiro, tem que ter projetos e articulação para liberação destes recursos…antes que um Gaiato pergunte que infra tem em Camaquã.. eles estão próximos a Porto Alegre (Aeroporto) e próximos ao porto de Rio Grande.E daqui a 3 anos, contarão com a BR 116 duplicada, tanto no sentido POA, como no sentido Rio Grande.Então, parabéns aos que se envolveram e a minha crítica para quem faz disputa política e quer culpar o governador, os deputados Valdeci e Pozzobom ou chamar o vice governador Beto Grill de traidor.Por fim, O Brasil passa por um grande momento e a vinda de uma indústria não é a única possibilidade de desenvolvimento. Digo isso pq conheço Gravataí que tem uma Grande montadora e dezenas de fábricas sistemistas e posso dizer..a nossa cidade é centenas de vezes melhor de viver.Claro que seria bom que a fábrica viesse, mas, não é o fim do mundo!

    Excelente ponderação.
    A derrota, se assim pode ser considerada, estava anunciada.
    Ao invés de estabelecer culpados, quem sabe somar esforços e não ficar com alfinetadas como as que vemos aqui no site e da próxima vez se mexer antes?
    Contudo, me parece que os deputados entraram tarde no jogo…ou me engano?

  30. @Jaime Stecca
    É possível que tu tenhas razão quanto ao Beto, mas veja algumas pessoas aqui queriam que o Tarso fizesse exatamente isso, no entanto ele agiu como governador de todos os gaúchos e a empresa está no RS.
    Quem fracassou foi o Schirmer que quis resolver tudo sozinho para levar os louros , liquidar a eleição de SM , depois que o bode estava na sala viu que os chineses não caíram na conversa dele, queria que os outros garantissem!

  31. @Leonel
    Infraestrutura?
    Um ato burocrático e chamado de infra?
    Um prefeito que não consegue que seu governo faça projeto para receber dinheiro para construir 12 creches com dinheiro federal?
    Que não conclui uma avenida!
    É isso! ficam gerando factóides, promessas fantasiosas , de concreto me diga uma obra de vulto do governo Shirmer?

  32. Cade o Garibaldi alves que disse que:-“Tenho ceteeeeza que Cezá Xime vai elevá Santa Maria ao patamá di disinvolvimento das grannndes cidades du brasi”!!!!
    Cade o eminente senador Pedro Simon que nunca mais botou os pés aqui?
    Cade o Buzzzato que ia revolucionar a cidade projetando-a para 2500?
    Cade o Lemos que quando escrevia no Jornal as suas crônicas resolvia tudo na cidade?
    Agora a culpa é do PT?

  33. @Éverton Maciel
    Mas o senhor Everton está esquecendo que o Schirmer disse que não precisava de dinheiro para governar?
    Que tinha contatos mundo à fora ? Que disse desde a primeira vez que concorreu à prefeito, que só não vinham fábricas para Santa Maria porque faltava um prefeito que soubesse traze-las?
    Que no famoso governo Brito que trouxe empresas para O RS ele era secretário daquele governo e nada trouxe para Santa Maria?
    Que cabe ao governador de todos os gaúchos garantir a fábrica no estado e isso ele fez?
    Parem de acobertar a incompetência do governo Schirmer e de seu prefeito e admitam que ele prometeu coisas que não tinha capacidade para cumprir!
    Admitam que a cada mês o Schirmer apresenta uma idéia fantasiosa da vinda de uma fábrica só para gerar notícia!
    Não consegue e quer pousar de vítima como aquele que tentou mas faltou ajuda!
    Cade:
    A conaprole do Ururguai?
    A fábrica de motos elétricas que ele e o Buzzato anunciaram quando chegaram da China?
    Cade a empresa que ia se instalar no PP Pinheiro Macahdo e geraria 900 empregos em 2009?
    Cade a fábrica de embalagens?

  34. @Ivo Cassol
    Concordo com o Sr Ivo. Santa Maria precisa de infraestrutura para atrair investimentos e isto o PREFEITO SCHIRMER esta fazendo e muito bem (Veja a regulamentação do Distrito Industrial) Agora uma perguntinha safada! Porque durante os oitos anos de governo do qual o Sr IVO CASSOL fazia parte nem mesmo tentou criar infraestrutura para melhor receber futuros investidores?

  35. Eu acho que faltou ao Xirmer observar o horóscopo chines,também desprezou o pensamento positivo do padre Lauro, e faltou reduzir o números de bilhetes à disposição da torcida adversária. falo tudo isso olhando pela ótica dos schirmista, que acham que o problema esteve na torcida, não entendo o prefeito estava jogando em casa!

  36. Ivo Cassol :
    Bah!
    Achar que os comunistas Chineses optaram por Camaquã por uma questão política é não enxergar um palmo na frente do nariz.
    Industrias se instalam onde é melhor para elas e ponto.
    Devemos aprender com as derrotas.
    Santa Maria precisa além de oferecer voltinhas de avião, docinhos e cestas de produtos, oferecer INFRAESTRUTURA..
    Para ter infraestrutura, tem que ter dinheiro para isso. Para ter dinheiro, tem que ter projetos e articulação para liberação destes recursos…
    antes que um Gaiato pergunte que infra tem em Camaquã.. eles estão próximos a Porto Alegre (Aeroporto) e próximos ao porto de Rio Grande.
    E daqui a 3 anos, contarão com a BR 116 duplicada, tanto no sentido POA, como no sentido Rio Grande.
    Então, parabéns aos que se envolveram e a minha crítica para quem faz disputa política e quer culpar o governador, os deputados Valdeci e Pozzobom ou chamar o vice governador Beto Grill de traidor.
    Por fim, O Brasil passa por um grande momento e a vinda de uma indústria não é a única possibilidade de desenvolvimento. Digo isso pq conheço Gravataí que tem uma Grande montadora e dezenas de fábricas sistemistas e posso dizer..a nossa cidade é centenas de vezes melhor de viver.
    Claro que seria bom que a fábrica viesse, mas, não é o fim do mundo!

    Disse tudo

  37. @Clovis o Prefeito do municipio de Santa Maria, omitiu e falceou algumas respostas, matéria até publicada no jornal local da cidade. Isso com certeza desencadeu alguma coisa.Se realmente isto aconteceu realmente precisa ser clareado pois precisamos saber com quem estamos lidando.e quem realmente nos representa ,é de ser pensar muito esta sua colocação.

  38. Então o nosso prefeito ainda dorme de bombachas????
    E quem vai pagar a recepção aos chineses em Santa Maria, com banquetes e sobrevôo pela cidade?
    Será que o Sr. Prefeito não se deu conta de que enquanto ele puxava para um lado, o Sr. Governador do Estado & Cia puxavam pra outro lado?
    Mas por falar nisto, será que este Governador teve algum dia algum vínculo afetivo com Santa Maria? Será?
    Abração, Claudemir, a coisa está fervendo por aí, em Santa Maria, logo…quando é que o Governador vai estar aí mesmo? Nesta noite, inclusive, vi na RBS TV o Governador, TODO SORRISOS para os Chineses! Imagens são Imagens!

  39. “Na manhã desta sexta-feira (13), na Assembléia Legislativa, o prefeito de Camaquã, Ernesto Molon, esteve reunido com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, o deputado estadual, Edson Brum, e com os empresários chineses da Dongfeng Motor Corporation e os empresários brasileiros sócios do empreendimento, para tratar da possível instalação no Brasil da montadora de caminhões leves, com peças importadas da China, e, no futuro, fabricar boa parte dos veículos aqui.

    A reunião solicitada pelo Ministro, teve como objetivo reforçar o apoio do Governo para a instalação da montadora na cidade. Depois do encontro, a expectativa dos camaquenses em relação a instalação do empreendimento na cidade aumentou consideravelmente. Para Molon, essa reunião foi fundamental, pois trouxe o apoio do Governo Federal, aliado à parceria dos municípios da região sul e do Governo do Estado que já estavam empenhados, o que mostra sintonia entre os governos para atrair novos investimentos internacionais.”

  40. @Ivo CassolConcordo com você as pessoas tem que aprender a ter noção ,dos fatos mas enquanto tiverem com mesquinharias vai sempre acontecer isto. se existe culpados todos os que ao invés de uni forças junto aos nossos Deputados .oque fizeram nada a não ser disputa de beleza e estrelismo e nada mais.

  41. Até onde eu li e li bastante sobre este assunto as articulações do estado seriam para indicar possiveis municipios para a montadora chinesa e foi feito isso, por eliminação caberia ao poder executivo de cada uma realizar as propostas e apresentar a cidade. Mais existem pessoas mau informadas e sem conhecimento da matéria que tenta ludibriar os leitores de que o Governador e Vice Governador tem o poder de decidir onde a montadora iria se estabelecer.
    O governador e o Vice teriam mais de 400 municipios para indicarem, resumindo cada um carega o seu fardo. Fiquei sabendo que o Prefeito do municipio de Santa Maria, omitiu e falceou algumas respostas, matéria até publicada no jornal local da cidade. Isso com certeza desencadeu alguma coisa.

  42. Bah!
    Achar que os comunistas Chineses optaram por Camaquã por uma questão política é não enxergar um palmo na frente do nariz.
    Industrias se instalam onde é melhor para elas e ponto.
    Devemos aprender com as derrotas.
    Santa Maria precisa além de oferecer voltinhas de avião, docinhos e cestas de produtos, oferecer INFRAESTRUTURA..
    Para ter infraestrutura, tem que ter dinheiro para isso. Para ter dinheiro, tem que ter projetos e articulação para liberação destes recursos…
    antes que um Gaiato pergunte que infra tem em Camaquã.. eles estão próximos a Porto Alegre (Aeroporto) e próximos ao porto de Rio Grande.
    E daqui a 3 anos, contarão com a BR 116 duplicada, tanto no sentido POA, como no sentido Rio Grande.
    Então, parabéns aos que se envolveram e a minha crítica para quem faz disputa política e quer culpar o governador, os deputados Valdeci e Pozzobom ou chamar o vice governador Beto Grill de traidor.
    Por fim, O Brasil passa por um grande momento e a vinda de uma indústria não é a única possibilidade de desenvolvimento. Digo isso pq conheço Gravataí que tem uma Grande montadora e dezenas de fábricas sistemistas e posso dizer..a nossa cidade é centenas de vezes melhor de viver.
    Claro que seria bom que a fábrica viesse, mas, não é o fim do mundo!

  43. Quanto ao indisfarçável lobby do Beto Grill por Camaquã, acredito não ter sido o decisivo para levar a montadora chinesa. Mas há um fato inegável neste história: ELE NÃO AGIU COM A OMBRIDADE QUE O CARGO EXIGE. O Beto não agiu como vice-governador e sim como “síndico do seu prédio”. Apequenou-se e apequenou o cargo que ocupa!

  44. @Márcio Dutra
    Tá corretíssimo o Márcio. Afinal, qual é a importância do apoio do vice-governador na decisão dos chineses?
    Acho que a Cacism não tá bem assessorada, tá só marcando posição com essa nota.

  45. Não me surpreendo com os petistas comemorando a não vinda da fábrica, afinal nunca foram favoráveis a esse tipo de investimento na cidade quando foram governo e imagina agora na oposição. Agora que a CACISM não reza a cartilha deles, eles ficam sentando o sarrafo na entidade. A verdade, o Sr. Luiz Fernando Pacheco citou bem no texto e ainda considero que ele pegou leve, foi diplomata em não citar a omissão do Tarso que se dizia em planfletos na campanha eleitoral que era santamariense.

  46. Muito Obrigado Tarso Genro, com um governador que vira as costas pra cidade e deixa o seu vice fazer o que bem entender, nem precisamos dizer mais nada né? A cidade está mobilizada e trabalhando em sincronia, universidades, setor privado e poder público municipal. Agora se o Tarso quisesse de verdade, ele teria mandado o vice dele fazer turismo em outro país e ter olhado por Santa Maria definindo a instalação da fábrica na cidade. Tarso se omitiu e pior, deixou o vice tomar conta do “campinho”.

  47. Parece que a CACISM está em nova fase. Acreditar ou tentar fazer acreditar que a ação do vice-governador juto aos Chineses, considerados atualmente os negociadores mais duros do mundo, seria o suficiente para fazê-los investir em um local menos favorável aos seus interesses é de uma superficialidade muito grande. Não quero acreditar que uma instituição como a CACISM esteja a jogar fumaça para encobrir os reais problemas desta operação, infelizmente, mal sucedida.

  48. CACISM!!

    Santa Maria precisa urgente de uma linha aérea com São Paulo. Se vocês, empresários, prefeituras da região, governo do estado, ajudarem nesta parte já é um grande feito para conseguirmos investimentos de montadoreas,etc.

    Sinceramente, usar carro ou ônibus para ir até Porto Alegre usar o Salgado Filho ninguém merece. E atual empresa aérea regional que opera em Santa Maria têm preços muito altos.

    Precisamos pensar também em uma linha aérea com São Paulo.

    A CACISM deveria se juntar com a Prefeitura e visitar o atual modelo adotado em Maringá. Um cidade central com o principal aeroporto regional do interior do Paraná. Foi um iniciativa de todos os municípios daquela região que se juntaram na construção de um forte aeroporto regional. Maringá têm um pouco mais de Habitantes que Santa Maria, lá não têm indústrias e operam no aeroporto (GOL, TAM, AZUL, PASSAREDO,TRIP). Modelo de desenvolvimento a ser copiado.

  49. Bairrista deveria ser a Cacism que nada fez para atrair a fábrica e agora culpa o vice-governador. A Cacism que está do lado da Prefeitura deveria ter pressionado o nosso iluminado prefeito a fazer uma grande frente coletiva de mobilização. Mas não. Cruzou os braços e dormiu no berço esplêndido.

  50. Por que o Everton não sugere que o prefeito vá a Camaqua aprender a trazer indústrias? Na campanha eleitoral, ele se dizia mestre nisso

  51. Everton isenta o prefeito, grande responsável pelo fracasso. Em vez de liderar grande mobilização regional, o nosso chefe do executivo quis ser o pai da criança sozinho. Investimentos se buscam coletivamente e não com a turma do eu sozinho sr. Everton

  52. Permita-me o sr.Pacheco, acrescentar INDIGNAÇÃO pelo fracasso dos nossos representantes(dois deputados estaduais,um deputado federal,um secretário de estado,um governador que posa de santamariense quando lhe convém)que não souberam,não puderam ou não quiseram(sabe-se lá) contrapor a postura quase de torcedor do vice-governador,que,como diz a nota,deveria ser de TODOS os gaúchos. Parabéns a Camaquã e sugiro a nossos vereadores,uma “missão”a Camaquã para aprender como se consegue uma montadora.Nos moldes da “missão” a Curitiba e Rio de Janeiro para agregar informações sobre o trânsito(o “véio” aqui não esqueceu). Um abraço a todos os que sonham com uma Santa Maria desenvolvida, de empregos e renda,que não expulse nossos filhos da terra, em busca de um futuro melhor.

  53. Imcompetencia do Gov. do Estado e do municipal perderão para o vice só espero que um dia ele venha em Santa MAria, e seja recebido como merece, traidor do povo Santamariense.

Deixe um comentário para FABIO Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo