DestaqueEducação

RANKING. UFSM avança entre as universidades brasileiras na edição 2024 do THE World University

Instituição santa-mariense passa para a 12ª colocação entre as nacionais

Da Agência de Notícias da UFSM / Com imagem de Reprodução

A UFSM subiu uma posição entre as universidades brasileiras no Times Higher Education – World University Ranking 2024, divulgado nesta quarta-feira (27). A Universidade ocupa a 12ª colocação entre as instituições do país, estando entre as seis melhores federais. Na edição anterior do ranking, em 2023, era a 13ª colocada.

Em nível mundial, a UFSM se mantém na faixa das 1201-1500 melhores do ano, mesmo desempenho do ano passado. 

Já entre as universidades gaúchas, a UFSM ocupa a 3ª posição entre as seis avaliadas, ficando atrás somente da UFRGS e PUCRS. 

Nesta edição do ranking, o Brasil foi representado por 56 instituições de ensino superior, ante 62 que figuraram em 2023. A redução pode ter sido impacto de alterações nos indicadores de performance que compõem os pilares do ranking para este ano. No mundo todo, foram 1.904 universidades selecionadas, um aumento de 105 em relação às 1.799 da edição anterior.

A Universidade de Oxford segue em 1º lugar no THE, e as 10 primeiras universidades continuam sendo ocupadas por instituições inglesas e estadunidenses.

A USP segue sendo a melhor classificada do Brasil, porém, sem mudança de faixa, continuando entre as 201-250 melhores do mundo.

Destaque no pilar “Ensino”

O ranking Times Higher Education – World University Ranking 2024 classificou as universidades de acordo com cinco pilares: “Ensino”, “Ambiente de Pesquisa”, “Qualidade em Pesquisa”, “Indústria” e “Panorama Internacional”, cada qual com indicadores métricos que atribuem peso aos pilares e formam a nota final.

O destaque da UFSM nesta edição do levantamento foi para o pilar “Ensino”: a Universidade subiu 326 posições mundiais, passando de 938 para 612.

Metodologia sofreu alterações

Segundo Lucas Langner da Coordenadoria de Planejamento Informacional da Pró-Reitoria de Planejamento da UFSM, nesta edição do ranking, a metodologia foi significativamente atualizada, subindo de 13 para 18 o número de indicadores de performance, recalculando o peso distribuído nos cinco pilares do ranking, com destaque para o pilar “Indústria”, que passou a ser dividido em dois indicadores: “Renda da indústria” e “Patentes”. Até a edição passada, este pilar representava 2,5% da nota, e hoje 4%, e avaliava apenas a receita de transferência de tecnologia.

No âmbito da “Pesquisa”, também houve mudanças significativas, com alteração do pilar “Citações para Qualidade da Pesquisa” e a criação de novos indicadores, como “Força da Pesquisa” e “Excelência da Pesquisa”, que considera a métrica FWCI (Field-Weighted Citation Impact), ou Impacto de Citação Ponderada por Campo, amplamente usada no mudo todo, e a criação de uma medida de influência da entidade através do indicador “Influência da Pesquisa”.

Por fim, o pilar “Perspectiva Internacional” teve algumas atualizações estatísticas no método de cálculo e a criação do indicador “Estudo no Exterior”, que avalia a mobilidade nacional.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Nota da qualidade da pesquisa. UFRGS 54.1. PUCRS 42.3. UFSM 36.8. PUC do Chile 67.6. USP 57.3. Resumo da opera, menos marketing e mais transparencia.

  2. Só para lembrar a empulhação. USP ocupa lugar 201-250 (seguida da Unicamp e Unesp). UFRGS ocupa lugar 601-800. UFSC ocupa lugar 801-1000. PUCRS ocupa lugar 1001-1200, UFSM ‘empata’ com UF do ABC (que começou ontem) e com a UERJ (que está quebrada). Um dos criterios é relação entre o numero de estudantes do sexo feminino e do sexo masculino. Ou seja, nem todos os criterios são ‘cientificos’. Porem alem da classificação geral existem outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo