ConsumidorSaúde

CIDADANIA. Vitor Hugo do Amaral Ferreira, o consumidor e o atendimento à saúde

“…O Sistema Único de Saúde (SUS) pauta-se em três diretrizes – a descentralização – atendimento integral – participação da comunidade, tendo seu financiamento partilhado entre o executivo federal, estadual e municipal. Vale lembrarmos que a saúde contempla ações e políticas que vão além de atendimento médico, compreender a política pública em saúde atrela-se ao saneamento, alimentação, transporte, emprego e lazer.

O Ministério da Saúde publicou que o SUS atende 90% da população brasileira. Os dados remetem-nos a promover a leitura associada das fontes que tratam da temática. Por certo, o cidadão-consumidor está tutelado, quando se fala em saúde, seja pública ou privada, à…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Como vai a saúde do consumidor?”, de Vitor Hugo do Amaral Ferreira, colaborador semanal deste sítio. Advogado formado em Direito pela Unifra, com especialização (na área de Violência Doméstica contra Criança e Adolescente)  na USP e  mestrado em Integração Latino-Americana, Amaral Ferreira é também, entre outras atividades, coordenador do Procon/Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. maaaaas, também, há uns 30 anos, aqui mesmo em Santa Maria da Boca do Monte, assisti os governos federal, estadual e municipal com seus arremedos de saúde pública; não dá nem pra falar; era todo mundo atendendo, gastando muita grana e nem aí pro povão; uma vez fiquei com os dois ouvidos inflamados, numa noite daaaaaquelas, indo até o hospital de “Caridade”, bati na porta, ou melhor, bati com o nariz na porta, pois além de estragar o ouvido, também se foi meu nariz.
    Podemos ter todo problema que todos sabem, mas o SUS de hoje é melhor, muuuuuuuito melhor que o passado.
    Uma coisa dá para notar, quando o governo do RGS e Federal largaram tudo para as prefas, tirou o pé do acelerador da sua responsabilidade com o SUS; maaaaaas, também, dá para notar que muitos prefeitos, principalmente das cidades pequenas, sobrevivem do SUS federal.

  2. hoje assisti no velho CEDAS uma senhora idosa que chegou as 7h30min e lhe informaram que deveria ter chegado as 7h para ser atendida pelo médico que procurava.
    Ao menos, nosso plano de saúde, chamado SUS, é melhor que os planos privados que apenas têm um pronto socorro e o SUS tem unidades de saúde em quase todos os bairros. O SUS não tem carência, não escolhe se a pessoa é rica ou pobre. E, quando alguém entra com ação para ter o direito de tomar remédios caros, é no SUS que encontra guarida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo