ECONOMIA. Inflação em Santa Maria se reduz significativamente, se comparada a 2011
Como o sítio ANTECIPOU ainda na tarde passada, a inflação em Santa Maria, no mês de abril, foi de 0,52%, praticamente o dobro da registrada no período anterior: em março fora de 0,25%. Curiosamente, se tomado o acumulado do ano, que alcança 1,62%, e comparar o índice a de idêntico período em 2011, veremos que houve uma sensível redução. No ano passado, entre janeiro e abril, os preços dos cerca de mil itens pesquisados pelo Laboratório de Práticas Econômicas do curso de Economia do Centro Universitário Franciscano-Unifra se elevaram 3,7%.
No trabalho, coordenado pelo professor Mateus Sangoi Frozza, os bens e serviços são distribuídos por nove grupos específicos. A três deles (Alimentação, Habitação e Transporte) são conferidos pesos maiores, como você pode verificar no “link” sugerido lá embaixo. Sozinhos, eles compreendem cerca de dois terços do total. Os demais são Artigos de Residência, Vestuário, Saúde e cuidados pessoais, Despesas pessoais, Educação e Comunicação.
No mês passado, o grupo que mais “ajudou” a elevar o índice foi o dos cerca de 300 itens alocados como de “alimentação”. Representando um quarto do peso total, tiveram aumento médio de 0,83%. O que contribuiu com quase metade (0,24%) do total da inflação do mês. Como curiosidade, o item que mais subiu de preço foi, creia, a farinha de madioca, com reajuste, de março para abril, de 18,4%.
Por fim, somente um Grupo apresentou deflação. Isto é, os preços caíram, de um mês para outro. No caso foram os bens e serviços de “Educação” – que passou dos +0,17% de março para -0,34% em abril. Paste desse resultado, explica o texto do Laboratório de Práticas Econômicas, “se deve à deflação de itens como o álbum de fotografia (-5,6%) e taxa de documentos escolares (-3,2%). O único preço que subiu no grupo foi o da aquisição de uniforme escolar (+2,1%).”
CLIQUE AQUI E CONFIRA O ÍNDICE, POR GRUPO DE PRODUTOS
CONFIRA AQUI OS COMENTÁRIOS ESPECÍFICOS SOBRE CADA GRUPO
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.