CidadaniaCulturaEducaçãoUFSM

CIDADANIA. Exposição fotográfica (e ainda outras atividades) para destacar ativismo de negros e negras

Por FRITZ R. NUNES, da Assessoria de Imprensa da Sedufsm

O protagonismo de negras e negros na cultura, na ciência e nos movimentos sociais. Esse é o mote do evento que acontece de 21 a 30 de março, no Centro de Convenções da UFSM, e que traz no seu conjunto, uma exposição fotográfica, além de outras atividades. As fotografias da mostra são de autoria do professor Dartanhan Baldez Figueiredo, aposentado do departamento de Física da UFSM. Já a promoção do evento é da Associação Ará Dudu e Pondá Assessoria, contando ainda com diversos apoios, entre eles, da Sedufsm.

Ao explicar os objetivos do seu trabalho, que tem caráter amador, Dartanhan Figueiredo ressalta que “nos meus registros em eventos culturais, ou de movimentos sociais, busco a espontaneidade do momento, ou seja, que meu ato de fotografar não altere a cena, com isto penso estar relatando a essência das pessoas no momento”. Acrescenta Figueiredo que, na exposição que inicia dia 21, estão em destaque os protestos contra as manifestações racistas na UFSM. Para a mostra serão cerca de 70 fotos impressas e outras mil projetadas em uma televisão, explica Figueiredo.

Antecedendo à abertura da exposição, marcada para as 10h30, no Centro de Convenções, ocorre um ato público em frente ao prédio da Reitoria da UFSM, cujo objetivo é repudiar o racismo. Logo após a manifestação, ocorre uma caminhada até o Centro de Convenções.

Outros momentos

Na agenda de atividades destacam-se também, no dia 21 de março, às 11h, uma performance de Manoel Luthiery – Falar fazendo dança afro. Às 11h20, o lançamento da plataforma digital “Ará Dudu”; às 11h40, a exibição do documentário “pobre, preto, puto”, da Pé de Coelho filmes; e, às 12h, o “Olubajé”, coquetel de degustação de comidas africanas.

No dia 25 de março: 16h- Momento Música de Preto, com Elen Ortiz, Zan Ribeiro e Ariane Teixeira, sendo que, na sequência, o palco estará aberto a intervenções espontâneas do público.

No dia 29 de março, uma roda de conversa com mulheres negras- militância e protagonismo das pretas. A mediação será de Grupo de Estudos Pós-Abolição (Fepa) e participação especial de Malu Viana.

Em todos os dias da exposição ocorre a mostra de bonecas negras de Lúcia Severo (Baiana).

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo