ELEIÇÕES 2012. Discurso disperso indica que partidos e candidatos terão que enquadrar seus “soldados” na internet. Ou…
O editor deste sítio tem pouco mais de 1.450 seguidores no Twitter. E mais de 5,5 mil acompanhantes, no Facebook, das informações aqui divulgadas. O que é, antes de mais nada, motivo de orgulho. Mas, até por conta disso, é possível verificar também como são feitos os discursos dos militantes, nas redes sociais, nesse período de pré-campanha.
Há, na lista do editor, simpatizantes de todas as correntes que disputam o pleito de outubro. Mas há uma evidente dispersão do discurso. Sejam os apoiadores de Cezar Schirmer, Helen Cabral ou Jorge Pozzobom, todos enaltecem seus líderes/candidatos. Mas sem um mínimo de organização, de maneira que podem até pisar na bola.
Aliás, é o que acontecerá, inevitavelmente. Tome-se, apenas para exemplificar, o episódio da ida do investimento (?) chinês para Camaquã, em detrimento de Santa Maria. Foi um verdadeiro tiroteio verbal. Um ocupante de Cargo de Confiança muito próximo ao prefeito Cezar Schirmer postou, no feicebuqui, imagens claramente desabonatórias, do ponto de vista político, a Tarso Genro, o governador. Com certeza, naquele momento emocional, não faltaram aplausos. No entanto, tal postagem foi devidamente copiada e enviada a gabinetes importantes e decisivos.
E daí? Daí, nada, neste momento. Mas é só um exemplo pinçado pelo editor para mostrar que os olhos e ouvidos (de toooodos os lados) estão pra lá de vigilantes, à espera de um escorregão. Que pode redundar desde uma ação judicial ou, do ponto de vista exclusivamente eleitoral, provocar estragos a serem devidamente utilizados, por exemplo, no material de propaganda.
RESUMO DA ÓPERA: esta nota não tem outro objetivo senão mostrar que a grande rede, particularmente as redes sociais, pode ser um instrumento bastante importante em Santa Maria. Desde que os partidos orientem seus soldados, inclusive uniformizando a linguagem e as palavras de ordem. Do contrário… Bem, pode ser um grande desastre. Pode apostar.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.