EducaçãoMemória

LUTO NA FEIRA DO LIVRO. Morre Maria Luiza Ritzel Remédios, educadora homenageada

Não há mais detalhes acerca de como tudo aconteceu, nem a causa. Mas a Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura trouxe a informação agora há pouco, como você pode conferir no texto a seguir. A foto é do arquivo da CCS/PM.  Acomapanhe:

 “Cidade perde educadora emérita, homenageada da Feira do Livro 2012

É com muito pesar que o Prefeito Cezar Schirmer recebeu, no início da tarde deste sábado (5), a notícia do falecimento da professora Drª Maria Luiza Ritzel Remédios, educadora homenageada da Feira do Livro 2012, de Santa Maria. O corpo da professora será cremado, em data e local a serem definidos pelos familiares. “É uma grande perda para a cultura e para a educação da cidade. Por outro lado, nos sentimos gratificados de tê-la homenageado neste grande evento literário, que é a Feira do Livro”, declarou o chefe do Executivo.

Uma trajetória voltada à vida acadêmica

A professora Maria Luiza Remédios era natural de Santa Maria, onde realizou seus estudos primário, secundário e colegial, licenciou-se em Letras (Português-Francês) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC), agregada à Universidade Federal de Santa Maria (1964). Realizou Especialização (1973), Mestrado (1975), Doutorado (1983) em Teoria da Literatura, no Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou estágio de Pós-Doutorado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1987).

A homenageada acumulou experiência docente desde o ensino médio estadual e particular até a pós-graduação, nível doutorado. Professora Titular (aposentado) de Literatura Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e professora titular do…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. fui tec. de enfermagem, e tive o praser de acompanhar a prof. maria luiz remedios, pessoa maravilhosa, tenho muita saudade..

  2. Sentei ao lado dela na abertura da feira do livro, fico com a imagem positiva e alegre de uma pessoa muito especial.

  3. A cultura e a educação de Santa Maria e do Rio Grande do Sul estão de luto.
    Sabíamos do problema de saúde da Profa. Maria Luiza mas ao vermos sua vitalidade, sua emoção e seu olhar esperançoso na abertura da nossa Feira do Livro, não imaginávamos que logo ela nos deixaria.
    Perda irreparável!

  4. Já faz algum tempo que sabíamos a respeito da doença da professora, já faz algum tempo que temíamos este dia…mas ele chega para todos…que ela vá em paz!

    Trata-se, sem dúvida, de uma grande perda para a cultura do Rio Grande do Sul, mas ela fez a sua parte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo