Memorial de Santa Maria – por Carlos Costabeber
Meu saudoso pai era um apaixonado por história, tendo se aposentado como professor da cadeira “História do Pensamento Econômico”, no Curso de Economia.
Sua paixão o levou a pesquisar a árvore genealógica da nossa família, retrocedendo 600 anos, até encontrar os primeiros indícios da existência dos “Beber” no Sul da Alemanha.
Felizmente, meus irmãos e eu seguimos nessa paixão pela história, o que é uma forma apaixonante de se viver.
Mas uso essa introdução para trazer uma idéia que surgiu durante minha participação no programa do Derli Vargas, na Rádio Imembuí. O Derli tem usado seu espaço para resgatar a história de pessoas que deixaram um legado para a nossa cidade.
Um trabalho único, inédito, e de alto valor histórico e sentimental.
Assim, no programa da última 5ª feira, enquanto conversávamos no ar, o Derli falou: “Santa Maria precisa ter o seu Memorial”. E na hora eu respondi: “tens toda a razão”, e “esse será o assunto da minha próxima coluna”.
Bem, a gente pode confundir “memorial” com “museu”, pois ambos estão ligados no resgate do passado.
Santa Maria possui bons museus, mas nenhum é focado no legado deixado por pessoas que fizeram a nossa história.
Vivemos numa cidade cosmopolita, onde boa parte dos moradores não são nascidos aqui.
Posso afirmar que a maior parte das pessoas que marcaram a sua passagem por Santa Maria veio de outras localidades.
Então, temos uma riqueza enorme que deve ser trazida à tona. Não podemos nos dar ao luxo de perder essa memória, que está sendo consumida pelo tempo.
Já temos um bom exemplo, que é o Memorial que foi erguido com muita dificuldade, em homenagem ao maior de todos os santa-marienses: o Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho.
Mas é muito pouco!
Cabe aos líderes da nossa sociedade a obrigação em edificar o Memorial de Santa Maria. Temos história, temos cultura, temos gente para executar e manter. Basta ter vontade!
Por isso, espero que o Prefeito Cezar Schirmer, que tem uma visão muito positiva a esse respeito, lidere nossa cidade no resgate de sua história.
Até porque, as novas gerações pouco ou quase nada sabem sobre o passado da nossa gente. E se não existe um local em que se perpetuem as pessoas e as coisas ligadas àquele tempo, acabarão se perdendo.
Parabéns Derli pela iniciativa !
E que Santa Maria venha ter o seu Memorial, para que possamos dignificar as realizações de então.
P.S.: conforme o prometido, a Banda Municipal já deu os seus primeiros passos! Aguardem !
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.