Economia

NAS CENTESIMAIS. Doutos do projetam juro menor, inflação maior e PIB para baixo

É assim. Os doutos, como o editor apelida os analistas do mercado financeiro, jogam ao sabor dos seus interesses. Legítimos, provavelmente. Mas não, certamente, efetivamente conectados com o mundo real – que este só se confirma, ou não, no final do período.

Dito isto, embora informação relevante (porque levada em conta pelo próprio mercado), é bom ficar sempre com um pé atrás. Esse lembrete, feito regularmente pelo sítio, é para que ninguém morra a cada vez que a previsão dos doutos é divulgada. E isso acontece a cada semana, a partir do boletim “Focus”, editado pelo Banco Central.

Nesta segunda, por exemplo, ainda que na casa das centesimais, os analistas projetam uma REDUÇÃO do Produto Interno Bruto (PIB): de 3,23% para 3,2%. Também estimam inflação maior. O único dado, digamos, positivo é a previsão de nova redução da taxa básica de juros. Quer mais detalhes? Confira a reportagem de Kelly Oliveira, da Agência Brasil. A seguir:

Mercado financeiro espera por Selic menor e mais inflação este ano

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) esperam que a taxa básica de juros, a Selic, seja reduzida em 0,5 ponto percentual na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) marcada para os dias 29 e 30 deste mês.

A taxa, que atualmente está em 9% ao ano, ainda deve sofrer outro corte e encerrar 2012 em 8% ao ano. Na pesquisa divulgada na semana passada, a previsão era que a Selic encerraria o período em 8,5% ao ano.

Para o final de 2013, os analistas agora também esperam por uma taxa mais baixa. A estimativa foi reduzida de 10% para 9,75% ao ano.

A taxa básica de juros é o principal instrumento do BC para controlar a inflação no país e influenciar a atividade econômica. O Copom reduz a Selic quando considera que a inflação está sob controle e quer estimular a atividade econômica. No sentido oposto…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Crescimento baixo devido ao baixo investimento. Inflação alta devido ao consumo/demanda crescente devido a diminuição dos juros. Dólar subindo devido a crise. Importações ficam mais caras encarecendo a oferta.
    Mas o Mantega diz que não está preocupado com o dólar. Mas deve andar com insonica devido a situação na Europa. Que pode ir para o vinagre e mudar tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo