AssembleiaSaúde

SAMU. Descentralização do atendimento é tema para Pozzobom em Brasília e Pelotas

O deputado estadual Jorge Pozzobom (PMDB), co-autor, juntamente com Valdeci Oliveira (PT), da proposta de audiência pública que aconteceu há alguns dias em Santa Maria, acerca do pedido de decentralização do atendimento telefônico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), encaminhou o tema em pelo menos dois momentos, nesta semana.

Pozzobom com equipe do SAMU em Pelotas, onde atendimento telefônico é descentralizado

Um deles, na segunda-feira, em Pelotas. Outro hoje, em Brasília. O resultado de tudo você fica sabendo através de material produzido pela assessoria de imprensa do parlamentar tucano. O texto é do jornalista Thiago Buzatto, com foto de Guilherme Cortez. A seguir:

SAMU – Parlamentar entrega documento pedindo apoio em Brasília

O deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) voltou a defender nesta semana a descentralização do atendimento telefônico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Nesta quarta-feira (30), o parlamentar foi a Brasília entregar ao deputado federal Paulo Pimenta e à Bancada Gaúcha um documento solicitando o apoio dos parlamentares a fim de criar condições para a implantação de centrais regionais do 192. Hoje há apenas uma central situada em Porto Alegre para atender a maior parte do Estado.

O que motiva Pozzobom a este trabalho é a quantidade de informações recebidas por ele indicando que mortes aconteceram porque a central telefônica demorou mais tempo do que o necessário para acionar as ambulâncias. “Houve ligações que sequer foram repassadas aos municípios”, completa.

Em Brasília, o parlamentar, que juntamente com o deputado Valdeci Oliveira, foi autor do requerimento que promoveu uma Audiência Pública para debater a questão em Santa Maria, afirmou que a descentralização do atendimento do Samu tem que ter a iniciativa do município, uma vez que é compartilhada também com o Estado e a União.

Pelotas – Como base para a descentralização, Pozzobom cita o município de Pelotas. Diferentemente de outras localidades do Estado, Pelotas tem uma central telefônica do 192 própria, que atende a 11 municípios da região. Segundo o deputado, o município do Sul do Estado é um exemplo que confirma a necessidade de descentralização do serviço de atendimento.

Na última segunda-feira (28), o deputado se reuniu com o prefeito Adolfo Fetter Júnior (PP), com o vereador Eduardo Leite (PSDB) e com a equipe local da central telefônica para saber mais sobre a administração do sistema. “A gestão é do próprio Município e se efetiva através da Secretaria de Saúde. É um atendimento exemplar, prestado com eficiência e qualificação e que não tem dado problemas”, avalia.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo