Câmara de VereadoresSanta MariaSaúde

SAÚDE. Pimenta e vereadores no Ministério da Saúde. Tema: descentralização do SAMU

Os edis e Pimenta, no Ministério da Saúde: auditoria analisará a questão do SAMU

Seguem em Brasília os vereadores Admar Pozzobom (PSDB), Helen Cabral (PT) e Jorge Trindade (PT), para uma série de audiências. A maior parte delas ciceroneados pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT). Uma delas foi no Ministério da Saúde, para tratar de tema que foi objeto, há alguns dias, de audiência pública em Santa Maria, proposta pelos deputados estaduais Jorge Pozzobom (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT). A descentralização da central de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Mas, afinal, com quem os parlamentares falaram e qual o resultado do papo? Confira no material produzido e distribuído pela assessoria do deputado Paulo Pimenta. A seguir:

Deputado Pimenta e vereadores santa-marienses querem central de atendimento do SAMU na cidade

A descentralização da central de atendimento do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Porto Alegre para Santa Maria pautou a audiência entre o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), a vereadora Helen Cabral (PT), os vereadores Admar Pozzobom (PSDB), Jorge Trindade (PT) e o assessor especial do Ministro da Saúde, José Evaldo Gonçalo.  

Na reunião, Helen Cabral descreveu que, atualmente, todas as chamadas para o SAMU, que são realizadas em Santa Maria, caem em uma central de atendimento, localizada na Capital Gaúcha. Segundo a vereadora, essa situação tem gerado problemas como demora e, até casos, de morte pela falta de atendimento, como já foi relatado por alguns moradores da cidade. Para Helen, a descentralização do sistema, como ocorre em outras cidades do Estado como Caxias do Sul, Bagé e Pelotas, reduziria esse tipo de ocorrência, além de qualificar o serviço prestado pelo SAMU.

O deputado Paulo Pimenta ressaltou que a cidade, pela localização estratégica, tem capacidade de sediar uma central regional de atendimento do SAMU, que abrangeria os 32 municípios da região. “Em casos de urgência, cada segundo que ganhamos pode fazer a diferença no socorro ao cidadão”, argumentou Pimenta.  

Nos próximos dias, os vereadores santa-marienses devem encaminhar um relatório sobre a situação. O assessor especial do Ministro, José Evaldo Gonçalo, informou que, assim que receber a documentação, uma auditoria do Ministério vai ser instalada e analisará a questão. Conforme Gonçalo, serão apurados os procedimentos que centralizaram o atendimento telefônico do SAMU em Porto Alegre.

O assunto também tem sido preocupação dos deputados estaduais Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB), que, recentemente, promoveram audiência pública para debater o tema com a comunidade local.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo