EconomiaEstradasPolíticaSanta Maria

TRAVESSIA URBANA. Pimenta e lideranças empresariais vão ao DNIT e pedem agilidade

Pimenta e empresários em Brasília. Meta é agilizar obras estratégicas para Santa Maria

Um grupo de empresários locais, a começar pelos presidentes da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), Luiz Fernando Pacheco, e da Agência de Desenvolvimento (Adesm), Vilson Serro, e também, entre outros, o coordenador do Fórum de Entidades, Souvenir Machado, está no planalto central.

O objetivo do grupo, que é ciceroneado pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT), é agilizar os pleitos maiores, estratégicos de Santa Maria. Um deles é exatamente a Travessia Urbana, tema de conversa nesta quarta-feira no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).

Para saber mais do que papearam e fizeram em Brasília esses santa-marienses, acompanhe material produzido pela assessoria de imprensa do deputado Paulo Pimenta. A foto é de Ricardo Lopes.

Pimenta e entidades empresariais pedem agilidade do DNIT na licitação da travessia urbana

Com a finalidade de agilizar o andamento do processo que trata da travessia urbana de Santa Maria, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai encaminhar o projeto da obra para análise na superintendência do órgão no Estado. O anuncio foi feito após a reunião, realizada, em Brasília, nesta quarta-feira (2), entre o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), lideranças empresariais da cidade e o diretor-executivo do DNIT, Tarcísio Gomes de Freitas.

Segundo o deputado Pimenta, na audiência o DNIT se comprometeu em concluir um parecer técnico sobre o projeto básico da travessia, que foi elaborado pela empresa Enecom. Após essa etapa, poderá ter início o processo licitatório. O objetivo, de acordo com o parlamentar, é garantir a licitação da obra para o início de 2013.  

Pimenta adianta que em um primeiro momento, será realizada a duplicação do da BR 158, entre os trevos do Castelinho da BR 392 (trevo da Uglione), trecho considerado o mais crítico em função do expressivo fluxo de veículos que recebe diariamente. Nessa fase também está prevista a remodelação do viaduto no entroncamento entre a BR 158 e BR 287 (saídas para São Pedro e Rosário do Sul).    

O plano de travessias consiste na duplicação dos 14,4 quilômetros do trecho entre os trevos da Ulbra e do Castelinho e em adequações no traçado das rodovias federais localizadas no perímetro urbano.

“Em parceria com entidades empresariais da cidade, já conseguimos êxito em incluir o projeto da travessia urbana como a única obra deste tipo na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Agora,  é preciso união entre as lideranças locais para sintonizar as estratégias em busca de mais agilidade na execução do projeto”, ressaltou Pimenta, destacando a iniciativa do segmento empresarial da cidade   em participar das agendas em Brasília.

Saída para Rosário

A licitação para duplicar o trecho de 1,37 Km da BR 158, entre o trevo dos quartéis e Avenida Governador Walter Jobim, deve sair ainda no primeiro semestre deste ano conforme informou o diretor–executivo do DNIT. De acordo com Freitas, na próxima reunião do conselho colegiado, que deve acontecer ainda no mês de maio, será concluída a revisão orçamentária do órgão e após isso poderá ser aberto o processo licitatório para execução da obra.

Participaram da reunião: Luiz Fernando Pacheco – presidente da CACISM – Câmara de Comércio e Industria de Santa Maria;   Gilberto Cremonese – presidente do Sindigêneros – Sindicato do Comércio Varejista de Genêros Alimentícios de Santa Maria; José Lima – presidente. CDL – Câmara de Dirigentes e Lojistas de Santa Maria; Evandro Zamberlan – presidente Sinduscon – Sindicato da Industria da Construção Civil de Santa Maria; Souvenir Machado – coordenador. do Fórum das Entidades Empresariais; Vilson Serro – presidente da ADESM – Agencia de Desenvolvimento de Santa Maria; Julio Kirchof – presidente SIMMAE – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de SM.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Mais uma vez parabéns deputado Paulo Pimenta,e a toda sua equipe também, como sempre lutando pelo desenvolvimento de nossa cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo