PrefeituraSaúde

VERGONHA. Se fosse outro país, incompetência na aplicação da vacina derrubaria meio governo

Na edição de ontem do jornal A_RAZÃO, pela segunda vez em menos de um mês, a manchete (aliás, exclusiva daquele veículo): “Mais 564 terão de ser revacinados contra a Gripe A”. Em página interna, a reportagem, assinada por Fabrício Minussi (com a colaboração de Alexandre de Grandi e Maurício Barbosa).

Por conta disso, a repercussão.  Primeiro, acompanhe a nota oficial publicada no sítio da prefeitura:

COMUNICADO À POPULAÇÃO SOBRE A VACINA H1N1

“Vimos por meio deste, esclarecer à população em relação à vacinação contra a gripe H1N1, ocorrida no dia 24 de abril do corrente ano, no Posto volante do Supermercado Nacional, localizado na Avenida Medianeira. Informamos que nesta ocasião houve um erro operacional na aplicação desta. A vacina do laboratório GSK tem sua apresentação em 2 frascos, um com o componente do antígeno(fração do vírus morto) e outro com o adjuvante (potencializador), os quais deveriam ser misturados e só após aplicados. No entanto, algumas pessoas receberam apenas o adjuvante, e outras o antígeno, não lhes conferindo proteção.
Logo, este chamamento se dá neste momento, na medida em que estávamos no aguardo de orientações do Programa Nacional de Imunizações, conforme a Nota técnica nº 34/2010, recebida em 11/05/2010, que recomenda a revacinação de todas as 564 pessoas que receberam a vacina no referido posto volante.
Ressaltamos que com esta medida não haverá aumento de reações adversas pós a vacinação, garantindo dessa forma a proteção devida contra a gripe H1N1, sem riscos à saúde da população. Para tanto, todas estas pessoas devem comparecer à sede da Vigilância em Saúde, situada à rua TUIUTI, nº1926, a partir 14 de maio de 2010, no horário das 8:00 às 12:00. Lembramos que neste sábado, dia 15 de maio, estaremos revacinando esta população específica, neste local, das 8h às 18h, portando a carteira de vacinação recebida no dia 24 de abril.
Tendo a certeza da compreensão de todos e de nossa responsabilidade em preservar a saúde de nossos munícipes, agradecemos.
Santa Maria, 13 de maio de 2010.
Enfª Ana Lúcia Motta – Responsável pelo Setor de Imunizações
Méd.Vet. Rafael Pötter – Superintendente da SVS”

AGORA, OUTRO TIPO DE REAÇÃO. No caso, a do leitor deste sítio, Everton Severo Maciel, na “Esquina Democrática”, PUBLICADA na manhã desta quinta-feira, assim escreveu o leitor

“Prezado Claudemir: Conto com o teu espírito critico e alta sensibilidade jornalística para “desanuviar” a escandalosa (de novo) incorreção na aplicação das vacinas contra a gripe A. Desta vez foram mais de 560 “viventes” mal vacinados. O que dizer disso? Leio e ouço as manifestações ditas oficiais e tenho a sensação de incompetência e  irresponsabilidade, todos “encarnados” pelo espírito de Pôncio Pilatos. Não rola nenhuma cabeça, ninguém mete a cara prá bater, pra se justificar (se é que existe justificativa). Enfim, pra mim isso é um absurdo.Uma vergonha. Por muito menos, em países sérios, tem autoridade pedindo demissão e até se suicidando.Um abraço.”

OPINIÃO CLAUDEMIRIANA – Cá entre nós, o leitor tem integral razão. Explicações sobre o que aconteceu são necessárias, mas óbvias. O que preocupa é que ninguém acredita que sindicâncias (e não apenas na Prefeitura) possam servir para punir a incompetência. E mais: num outro país, com absoluta certeza, pelo menos meio governo cairia. A sociedade não pode ficar a mercê de situações como essas. Ou não?

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. senhor agnaldo se você acha que um erro que se repete agora em um número maior é pouca coisa é porque talves o senhor não precise ocupar os postos de saúde, como milhares de santamarienses, o senhor defende tanto este governo que deve achar que em um ano e meio ele é o melhor governo que nossa cidade já teve, e se acha que o claudemir é parcial é porque o senhor não lia a coluna LUNETA no tempo do governo valdeci e nunca vi ele passar a mão em cima do prefeito e seus secretários. perguntinha estes comentários do claudemir não será porque este governo tá uma MER…..cadoria.

  2. olá claudemir, como vais?
    eu, que sou o menor dos anões desta paróquia, acho que você é um tanto parcial em suas ênfases. eu, por exemplo, acho que “se fosse em outro país” o lula estaria preso desde 2005, que tal? mas o lula não está preso, continua saltitante, presidente feliz e faceiro até hoje.
    você acha realmente que meio governo deveria cair por conta do que aconteceu nesta história das vacinas? francamente! eu (para achar três vezes em um só e-mail) acho que você só vê problemas onde quer mesmo ver problemas. talvez fosse o caso de olhar para os outros lados de vez em quando. sei lá, talvez fosse este o caso, mas nem todo mundo precisa olhar para todos os lados. paciência.
    bom final de semana meu caro. (NOTA DO EDITOR: bom final de semana pra vc, também, amigo Aguinaldo. Mas gostaria de fazer um esclarecimento, com a tua licença, e não apenas pra vc, mas para todos os leitores que eventualmente ainda não saibam. Você tem razão só em parte. Na verdade, não sou “um tanto parcial”, sou totalmente parcial. Inclusive porque não acredito na imparcialidade vendida como moeda de ouro pela mídia tradicional. Sempre que escrevo – e isso vale para qualquer pessoa, jornalista ou não, inclusive o amigo -, estou sendo parcial. A única coisa que me diferencia, se é que dá pra dizer isso, é que me considero independente. Totalmente independente. O que quer que você, ou qualquer pessoa, entenda por isso.)

  3. isso acontece e vai acontecer muitas vezes,falta profissionais na area da saúde e na area da educação.profissionais sobrecarregados e mal pagos é dessa forma que santa maria se encontra já a alguns anos.

  4. ” Babel!!,Babel!!, releiam neste site , as metáforas que talvez expliquem o que está acontecendo , procurem no ícone saúde.. “Que coisa até quando?!!

  5. Ah, sim… Por que a nota oficial(em minúsculo mesmo) não está assinada pelo sr.Secretário da Saúde? É o mínimo dos mínimos que os cidadãos santamarienses esperavam, se é que tem algum jeito de se “deslambusar” dessa marmelada toda. Como bem escreveu o sr. Márcio Dutra, quando é para divulgar notícias “alvissareiras” aparecem os grandões, se acotovelando diante de câmeras, microfones e gravadores. Quando é “bucha”, vão de segundo escalão. Aliás, o sr. Superintendente da SVS, um dos signatários da nota, é Médico Veterinário. Tudo a ver!!!

  6. Eu diria que,aqui mesmo em Santa Maria,se estivesse outro partido no governo,gritos ecoariam pelos corredores da Câmara de Vereadores e o pedido de impeachment do prefeito já estaria sendo viabilizado!!! E as manchetes nos jornais seriam muito diferentes!

  7. Como tudo neste País acontece e passa impune. De acordo com os dados do Ministério da Saúde houve 2.000 óbitos. Na minha opinião, os jornalistas deveriam pesquisar mais sobre esta vacina. Um especialista em doenças infecciosas, Dr Kent Holtorf, fala ao jornal Fox News sobre a toxidade da vacina e afirma a possibilidade de existir drogas adicionais, que inclusive causariam o autismo. Em sua afirmativa deixa um recado a sociedade: não daria a vacina para os meus filhos !
    Só no Brasil ocorre as coisas pelo menos sem investigar!!!!!!!

  8. Na primeira leitura achei as críticas feitas pelo comentarista um tanto quanto exageradas. Mas esta impressão não ultrapassou uma segunda leitura e um pouco mais de reflexão sobre o tema. O leitor Everton Severo Maciel está com a razão. Se o órgão público não consegue cumprir eficientemente uma função tão básica, mas com resultados tão expressivos para o bem maior que temos que é a nossa saúde, algo de muito errado está acontecendo.
    E o pior é que nestas horas, ao contrário de quando as notícias são alvissareiras, quem fica com a obrigação de dar explicações são os subordinados e não os responsáveis maiores pela saúde em Santa Maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo