São 30,4 mil vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Os inscritos são mais de 640 mil, oriundos do País inteiro. Todos participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano passado e podem pleitear a entrada na Universidade por esse sistema.
A lista de APROVADOS será divulgada nesta segunda-feira e o prazo de matrícula, que começaria na última sexta, só começará na próxima. Por quê? Segundo material publicado originalmente n’O Estado de São Paulo, a causa do adiamento seria a greve nas mais de 50 instituições federais. Não necessariamente a dos docentes, mas as dos servidores – responsáveis pela efetivação das matrículas.
Conforme levantamento do Estadão, mais de 75% das vagas disponíveis estão justamente em instituições paralisadas. Pooois é. Ah, acompanhe a reportagem, extraída pelo sítio da versão online do jornal paulista. A seguir:
Greve das federais obriga MEC a mudar calendário do Sisu…
…A greve das instituições federais de ensino obrigou o Ministério da Educação (MEC) a mudar o calendário do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano. O prazo de matrícula foi estendido em sete dias e vai, agora, de 29 de junho a 9 de julho.
Em nota, o MEC afirma que a a medida é preventiva. “Esta é mais uma precaução do ministério para permitir que todos os estudantes aprovados no Sisu possam fazer sua matrícula sem nenhum problema”, diz, na nota, o secretário de educação superior da pasta, Amaro Lins. Apesar do motivo ser a greve, o texto não cita o movimento diretamente.
Mais de 50 instituições já estão em greve há mais de 35 dias. Mas o que colocou o processo de matrícula em risco é a adesão, no dia 11, dos servidores técnicos à paralisação. São eles os responsáveis pelas matrículas, que devem ser presenciais nas instituições para as quais o aluno foi aprovado…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.