Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Eleições 2010PartidosPrefeitura

SANTA MARIA. Mudanças no secretariado de Schirmer nada tinham a ver com a eleição. Mas, agora…

Segunda-feira foi um dia difícil, para quem queria falar com fontes da prefeitura. A maioria dos telefones estava desligada – ou “fora de área”. Com as quais foi possível conversar, extraiu-se o óbvio: o clima era de velório. Explicável. Afinal, o comandante jogou tudo e mais um pouco na eleição de Tubias Calil para a Assembléia Legislativa.

Mas tudo meeeeesmo. Toooodos os projetos, desde o início da administração, se direcionavam para o objetivo: o PMDB teria que conquistar uma vaga no parlamento estadual. Algo que não acontece desde que o próprio Cezar Schirmer ocupava vaga no Palácio Farroupilha. E isso foi no século passado.

Natural, portanto, a frustração que tomou conta do Centro Administrativo. Pelo menos nos gabinetes mais importantes. Não era assim tão incomum (como uma das fontes revelou) um sorriso em alguns corredores – desde que nenhum aspone percebesse, claro.

Mas isso passa. A política é assim. Logo, logo tem outra eleição. Bem mais próxima e com significado ainda maior. Afinal, o legítimo projeto peemedebista de poder não contempla nova derrota. E em casa, o que seria catastrófico. Mas essa possibilidade, que já era percebida antes do domingo, ficou visível com a eleição de um “inimigo”, o tucano Jorge Pozzobom, à Assembléia Legislativa, que pode virar inclusive candidato a prefeito, em 2012. E com potencial para um estrago hoje facilmente mensurável – ainda mais se a eleição tiver dois turnos.

Então, ao trabalho. E já. Noticia-se com insistência, especialmente no Diário de Santa Maria (mas também em A Razão), que estaria nas cogitações do prefeito Cezar Schirmer a troca de vários secretários. E que elas só não aconteceram antes exatamente para não prejudicar o objetivo maior e único: eleger Tubias Calil.

Agora, o obstáculo cronológico deixou de existir. E mais: a derrota obriga a apressar a decisão já tomada antes. Este sítio mesmo, através da coluna Observatório (reproduzida aqui nas madrugadas de sábado, havia antecipado, há coisa de mês e meio, a virtual demissão de ao menos um secretário – com o qual o prefeito só conversa diante de testemunhas. Mas três? Ou mais?

É, a coisa não está boa. Ficará, porém, ainda pior, se o corte não acontecer. Quando? Em que dimensão? Isso ninguém sabe. Talvez nem o próprio prefeito. É? Não, ele não está indeciso. Sabe muito bem o que fazer. Mas tem um problema inusitado. Qual? Ora, tirar o Claudemir é fácil. Mas, e quem colocar no lugar? Poooois é!

EM TEMPO: Talvez o prefeito quisesse mandar para bem longe os poucos (e pelo menos um graúdo) tucanos da administração. Se fizer isso, no entanto, apressa uma ruptura indesejada. Talvez o prefeito também pretendesse mexer em cargos hoje com o PP. Mas isso significa jogar o pepismo no colo da oposição – leia-se Jorge Pozzobom ou até, o que seria “um horror”, o PT. Talvez, em função dessas e outras questões políticas, nem uma mexida ocorra. E isso pode ser fatal, se me entendem.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Novo secretario de esporte e lazer Luiz Fernando Nunes um bom nome,Secretario de saúde Dr.moacir,Educação Claudia lopes ,CHEFE DE Gabinete Adelar vargas,Comunicação Andrei Nunes,Obras Claudio Rosa,assistencia social Odilo Ravanelo,Rural Antoni só pra contribui.

  2. Mas o prefeito não ganha mais eleição nenhuma, nem a de sindico rsrsrsrsrs…Percebe-se a rejeição com o pupilo do sr. prefeito, isso é a vóz do povo na urna!

  3. Schirmer só se elegeu prefeito para viabilizar candidatura do Tubias a deputado. Ele não tem nem projeto e nem vontade de administrar Santa Maria.

  4. O Cesar está colhendo o que plantou, a sua carreira politica foi asssim. -A minha AVÓ, já dizia: QUEM PLANTA VENTANIA, COLHE TEMPESTADE. Ágora já é tarde, para mudar está realidade. -A vaca já foi pro brejo, há muito tempo.

  5. Realmente oquie se planta se cole principalmente quando as
    certas pessoas não se tem umildade e agem com arrogancia e altoritarismo, a maneira como trataram Jorge Pozzobom como palhaço ,como bobo e alguns secretarios como o de obras, que ingnorava a solicitações,de requerimento dos tucanos a mais ainda o E canhão,percequindo alguns cargos, se não votacem no DEPUTADO Tuias, é este que teve a capacidade de mandar destruir o material do Deputado Eleito que foi Jorge Pozzobom segundo informação de um amigo então realmente alquem vai ter a coragem e admiti que Dr Farret e o DEPUTADO eleito Jorge Pozzobom foram os grandes resposavel para que o prefeito Cezar schirme realizace o seu sonho de consumo de ser Prefeito de nossa cidade e com certeza Jorge Pozzobom sera o Grande PRODAGONISTA nos proximo pleito e que não esqueça como algumas ficuras do PMDB agil com ele eos Tucanos pois sua capacidade e seu geito de ser tem que ser respeitado e valorizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo