Destaque

OLIMPÍADA. Pimenta acionou MP e a Justiça acaba (provisoriamente) repressão a protesto contra Temer

Casos como este, que se repetiram no final de semana, no Rio de Janeiro, não poderão mais acontecer. É decisão da Justiça Federal
Casos como este, que se repetiram no final de semana, no Rio de Janeiro, não poderão mais acontecer. É decisão da Justiça Federal

Os detalhes da decisão, que começou com um pedido do deputado federal Paulo Pimenta ao Ministério Público Federal, estão em material originalmente publicado na versão online do Diário de Santa Maria, com informações do G1, o portal de notícias das Organizações Globo. A foto é de Reprodução. A seguir:

Justiça proíbe repressão a protestos nos Jogos do Rio

…Em decisão liminar, a Justiça Federal no Rio de Janeiro aceitou o pedido do Ministério Público Federal e determinou, na noite desta segunda-feira, que o governo federal, o Estado do Rio de Janeiro e o Comitê Rio 2016 se “abstenham de reprimir manifestações pacíficas de cunho político em locais oficiais durante a realização dos Jogos Olímpicos de 2016”. As informações são do G1.

Nesta segunda-feira, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) acionou o Ministério Público Federal pedindo “providências urgentes” para garantir a liberdade de manifestação durante os Jogos.

No despacho, o juiz federal substituto João Augusto Carneiro de Araújo também fixou multa de R$ 10 mil a cada descumprimento. A medida inclui retirar do recinto as pessoas que estejam se manifestando pacificamente, seja por cartazes, camisetas ou outro meio lícito permitido durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

No final de semana, houve pelo menos dois episódios em que espectadores foram retirados por protestar contra o presidente interino Michel Temer. Apesar das críticas, o Comitê Rio 2016 e o Comitê Olímpico Internacional (COI) reafirmaram que as manifestações não serão toleradas.

O veto a protestos faz parte da Carta do COI. A política adotada é de pedir que o torcedor pare de se manifestar. Caso ele não o faça, a orientação dos organizadores é que as forças de segurança procedam à expulsão. Os organizadores afirmam que a repressão aos protestos contra Temer é amparada pela Lei da Olimpíada.” 

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI. (se você for assinante do DSM ou não tiver esgotado a quota mensal de 10 notas gratuitas).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo