EducaçãoPolítica

EDUCAÇÃO. Reitora eleita do Instituto Farroupilha não foi homologada. Terá que esperar resultado de processo administrativo

O Instituto Federal Farroupilha emitiu Nota nesta quinta-feira. O assunto: a não homologação do nome da candidata vencedora do processo de eleição interna acontecido na primeira quinzena deste mês e que acabou, por enquanto, não chancelada para ocupar o cargo. A professora Carla Comerlato Jardim seria alvo de um processo administrativo interno. E isso foi invocado por um dos integrantes do Conselho Superior do IFF, fazendo com que o processo de homologação fosse paralisado.

A propósito, e até para ter uma ideia mais clara do que acontece, confira a Nota do Instituto, embora pareça claro, a este editor, que, pelo menos entre os dirigentes, há uma insatisfação com a imprensa, ao mesmo tempo que faz óbvia defesa da professora. Quanto a este sítio, na falta de maiores informações, não entra no mérito. Mas divulga o documento, que você pode ler a seguir:

“ Nota à Imprensa 

A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia informa, para conhecimento de todos, que o Instituto realizou processo de consulta direta para escolha do(a) reitor(a) e dos diretores gerais dos campi de Alegrete e São Vicente do Sul, que ocorreram normalmente em todas as etapas previstas.

Os números totais oficiais do processo de consulta podem ser conferidos aqui.

Após o resultado final, o processo eleitoral foi submetido à homologação pelo Conselho Superior da instituição no dia 23 de maio de 2012, ocasião em que houve a manifestação de um dos conselheiros, que fez menção ao conteúdo de processo administrativo que se refere a supostas irregularidades em relação a classificações orçamentárias do campus de origem da candidata eleita, sem qualquer vínculo com o processo eleitoral.

Destacamos que a candidata eleita reitora do Instituto, professora Carla Comerlato Jardim, não era mais diretora geral do referido campus no período em que tais fatos alegados ocorreram, logo, não se poderia falar em envolvimento da mesma em ações que já estão sendo averiguadas através do devido processo administrativo.

A manifestação do conselheiro culminou com a decisão do Conselho Superior de não homologar neste momento o resultado das eleições para reitor(a) e, sim, em aguardar o resultado final do referido processo administrativo.

A partir disso, o processo foi encaminhado para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, órgão ao qual o IF Farroupilha é subordinado. Em razão do término do mandato do atual reitor, houve a deliberação de nomear um Reitor Pro Tempore para o Instituto, Jesué Graciliano da Silva, que responderá interinamente e conduzirá as tratativas e os encaminhamentos necessários para o deslinde da situação.

Contrariando a prática do bom jornalismo, alguns veículos de comunicação não procuraram a Assessoria de Comunicação do Instituto para ter acesso à verdade dos fatos, razão pela qual existe a circulação de versões inverídicas sobre a situação real ora apresentada.

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo