CinemaMeio AmbientePrefeitura

MEIO AMBIENTE. Na programação da Semana, filmes do Ciclo de Cinema Socioambiental

São duas obras, ambas com temática ambiental. E elas marcam a Semana do Meio Ambiente, cujo dia Mundial é 6 de junho. Os detalhes chegam através de material distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A seguir:

Programação da Semana do Meio Ambiente terá Ciclo de Cinema Sociaoambiental, na segunda e na terça

A Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Educação, convida a comunidade para as atividades da Semana Mundial do Meio Ambiente,  realizada pelo Programa Municipal de Educação Ambiental – PROMFEA e Rede Municipal de Educadores Ambientais – REMEA, com apoio da Universidade Federal de Santa Maria através do Programa de Extensão – Educação Socioambiental Multicentros, Fundação MO’Ã.  Na próxima segunda (4) e na terça (5) acontece o Ciclo de Cinema Socioambiental, com exibição de filmes, das 19h às 21h, no Auditório da Prefeitura Municipal, localizado na Rua Venâncio Aires 2277, térreo.

A exibição dos filmes haverá debate com mediação de um profissional.. Os participantes receberão Certificado  de 4h.

Programação:

Ciclo de Cinema Socioambiental

Data: 4 de junho  (Segunda-feira)

Local: Auditório da Prefeitura – Rua Venâncio Aires 2277, térreo.

Horário: 19h – 21h

Filme: Lixo Extraordinário (2009) – Brasil, 2009, 99 min. Direção: Lucy Walker, João Jardim, Karen Harley

Síntese: Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

Após a exibição do filme haverá debate com a mediação da Drª Profº Venice Grings

Data: 5 de junho  (Terça-feira)

Horário: 19h às 21h
Local: Auditório da Prefeitura – Rua Venâncio Aires 2277, térreo.

Filme – FoodMatters (2008) –EUA, 2008, 78 min. Direção: James Colquhoun, Carlo Ledesma

Síntese: O filme confronta a medicinal tradicional com a ortomolecular, a medicina baseada na nutrição. Mostra quão equivocada está a nossa maneira de tratar as doenças. Também mostra o ciclo vicioso da agricultura extensiva, que acaba com os nutrientes do solo, formando plantas mais frágeis aos ataques de pestes, que acaba levando a aplicação de pesticidas, que as contaminam, que acabam envenenando quem as come, que se tornará mais fraco e buscará medicamentos. A perda de nutrientes pelo envelhecimento da comida através do transporte e pela própria carência de minerais do solo e o processo de cozimento dessa comida, que acaba com os elementos essenciais para a vida, contribui ainda mais para esse terrível quadro nutricional.

Você sabia que 70% dos pacientes de qualquer estágio de câncer tratados com quimioterapia, radiação ou cirurgia morrem em menos de 5 anos? E que mais da metade dos pacientes em estado avançado de câncer, tratados com vitaminas e com alimentação baseadas muitos vegetais crus sobrevivem? Nessa história, os únicos que ganham são as indústrias químicas e farmacêuticas, que contam com a desinformação da sociedade.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo