EconomiaSanta Maria

PREÇOS. Inflação anualizada de Santa Maria alcança 5,81%. Em maio foi de 0,35%

Os números, de pronto: a inflação em Santa Maria, no mês passado, foi de 0,35%. Computados os cinco meses deste ano, a elevação de preços alcança 1,98%. E se você preferir anualizar, os últimos doze meses apontam para um crescimento de preços de 5,81%.

Tudo isso foi apurado no Índice do Custo de Vida de Santa Maria, pesquisado pelo Laboratório de Práticas Econômicas do curso de Economia da Unifra. Quem o coordena é o professor Mateus Sangoi Frozza.

São cerca de mil itens, entre bens e serviços, cujos preços são pesquisados mensalmente, desde 2005. Eles estão divididos em nove grupos, cada qual com seu peso específico e que importam na inflação das famílias santa-marienses que têm renda de até oito salários mínimos.

Se formos olhar cada grupo, percebe-se que quatro apresentaram aumento de preços, no mês passado: Alimentação, Transporte, Saúde e Cuidados Pessoais e Despesas Pessoais. Os outros mostraram deflação, isto é, redução média de preços. São os grupos Habitação, Artigos de Residência, Vestuário, Educação e Habitação.

Ao debulhar os dados, que foram passados ao sítio na tarde passada pelo professor Frozza, percebe-se que dois grupos, sozinhos, são responsáveis por mais de dois terços da inflação de maio. Trata-se dos itens de Despesas Pessoais e de Transporte. Curiosamente, embora com reajuste maior (1,98%), as Despesas Pessoais tiveram peso ligeiramente menor que o Transporte (aumento de 1,01%). Isso porque, no conjunto do ICVSM, elas representam apenas 5,75%, contra os 16,21% de Transporte.

Como curiosidade, e apenas por isso, pois afinal são mil itens no total, saiba os que mais subiram, entre os pesquisados nesses dois grupos: serviços de sapataria, 10,9%; e passagem de avião, 5,8%. Com certeza, o sítio da Unifra deverá dispor todos esses números e gráficos, provavelmente ainda nesta sexta-feira. Por enquanto, confira, abaixo, um deles, exatamente o que traz os índices por grupo, total e também os pesos de cada um no que foi apurado.

 

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo