Há um loooongo caminho pela frente. E, lá no fim, ninguém sabe o resultado – na medida em que há bastante controvérsia acerca da proposta. Tanto que existem 41 tramitando, nas mais diversas formas, e há um tempão, diga-se de passagem.
No entanto, não deixa de ser salutar o que acontece na próxima semana, na Câmara dos Deputados. Estará em análise, a admissibilidade da PEC que torna o voto facultativo. E é o primeiro passo para que a proposta passe, enfim, para outras etapas. Os detalhes chegam através da Agência Câmara de Notícias. A reportagem é de Jaciene Alves. Acompanhe:
“Câmara analisa proposta que acaba com voto obrigatório
A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 159/12, do deputado Filipe Pereira (PSC-RJ), que torna o voto no Brasil facultativo para todas as pessoas. Hoje o voto só é facultativo para quem tem mais de 16 anos e menos de 18, maiores de 70 anos e analfabetos. O voto facultativo é um dos temas da Reforma Política e de outras 40 PECs em análise na Câmara.
Filipe Pereira afirma que, por ser obrigatório, a maioria das pessoas vai às urnas para provar que votou e não receber as sanções impostas pelo Estado. “Dessa forma, o número de votantes será diretamente proporcional à conscientização política desenvolvida pela população. E cada candidato terá que convencer as pessoas a votarem nele com argumentos consistentes e programas de governo factíveis de serem realizados.”
O deputado argumenta ainda que, com o sistema eleitoral vigente no Brasil, alguns políticos se aproveitam das pessoas mais pobres e menos informadas para lhes oferecerem algo em troca de seus votos. “Esse comportamento…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
adeus ao voto tiririca
Maaaaaaaaraviiiiiilha; assim, acaba a boca de urna, pois a pessoa só sairá de casa se tiver candidato. Muuuuito bom se passar isto; sempre cobrei isto.