Arquivo

Colheita. Yeda Crusius também não tem do que se queixar dos prefeitos da região noroeste

A governadora Yeda Crusius esteve nesta sexta-feira na região noroeste do Rio Grande do Sul. Em Três Passos, cidade da deputada estadual e presidente da seção gaúcha do tucanato, Zilá Breintenback, obteve o mesmo que já havia conseguido em vistas anteriores, nesta semana, a Passo Fundo, Erechim, Caxias do Sul e Bento Gonçalves: apoio ao Plano de Recuperação Econômica.

 

O “pacotaço”, que tramita na Assembléia Legislativa já há alguns dias, prevê uma série de medidas para contenção do déficit das finanças públicas. E, segundo a idéia do Palácio Piratini, permitirão que, ao longo do tempo, o Rio Grande possa retomar sua caminhada desenvolvimentista.

 

Entre as propostas ungidas no interior do Governo está o aumento da alíquota básica do ICMS, de 17% para 18% e até além disso, para determinados bens e serviços. Os prefeitos, em sua maioria (Valdeci Oliveira, de Santa Maria, como você leu aqui, é exceção), tem demonstrado apreço e até apoio à proposição. Inclusive porque, com o aumento da arrecadação, os municípios terão mais recursos – eles, em conjunto, recebem 25% do que o contribuinte paga.

 

Sobre o apoio recebido em Três Passos, dos municípios do noroeste gaúcho, confira a reportagem produzida pela assessoria de Imprensa do Governo do Estado. A seguir:

 

“Prefeitos da região Noroeste Colonial elogiam medidas para reduzir déficit

 

A governadora Yeda Crusius participou nesta sexta-feira (26) de reunião com 37 prefeitos e vice-prefeitos da região Noroeste Colonial, durante a interiorização em Três Passos. Na ocasião, foram assinados atos com prefeituras e entregues certificados de gestão ambiental. O prefeito de Três Passos, Carlos Canova, coordenou a reunião, em que foram ouvidas as autoridades municipais.

No encontro, o prefeito de Esperança do Sul e presidente da Associação dos Municípios da Região Celeiro (AMUCELEIRO), Jair Schmit, elogiou a coragem da governadora no enfrentamento das dificuldades do Estado. “Essa atitude corajosa vai marcar a história do estado”, disse o prefeito.

De acordo com Schmit, a cada ano aproximadamente mil pessoas deixam a região em busca de oportunidades. Ele relatou à governadora demandas dos prefeitos em questões como a CPMF e sugestões para o Plano de Recuperação. Sobre a obra da RSC-472, Schmit agradeceu o início das obras na rodovia, considerada vital para a região.

O prefeito de Pejuçara e representante da Associação dos Municípios do Planalto Médio (AMUPLAN), Leonir Perlin, afirmou que os prefeitos querem ser parceiros do Governo do Estado. “Nós, prefeitos da Amuplan, parabenizamos a coragem da governadora pelas medidas que deveriam ter sido tomadas há muitos anos”, disse Perlin.

Já o presidente do Corede Noroeste Colonial, Paulo Frizzo, disse que o desafio enfrentado pela governadora deve ser elogiado. “Nós queremos agradecer também pela ousada decisão de dar continuidade à Consulta Popular e pela grandeza de assumir o passivo acumulado. Efetivamente, a vinda desses recursos é fundamental para a realização de…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, a íntegra desta e de outras informações oriundas da assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo