EducaçãoSanta Maria

PROPRIEDADE INTELECTUAL. Eis evento com tudo a ver. E começa hoje, aqui mesmo em Santa Maria

Taí um tema que interfere, embora muitos talvez não percebam, diretamente na sociedade: propriedade intelectual. Congresso internacional, para tratar dela, começa no final da tarde, em Santa Maria. Saiba mais (e lá no final tem a programação, na íntegra), no texto de Liana Merladete, da assessoria de comunicação da Fadisma, promotora do evento. A seguir:

 “Evento internacional sobre propriedade intelectual deve atrair diferentes áreas de atuação

Realização da FADISMA, o 1º Congresso Internacional de Propriedade Intelectual de Santa Maria destaca que apesar da ligação com a área do Direito ser inerente, propriedade intelectual não se resume à concessão de patentes e registro de marcas. É um conceito mais amplo, tratando-se de um tema multidisciplinar, que envolve a indústria do direito autoral, incluindo software e indicações geográficas, além de biotecologia, por exemplo, , constituindo atualmente um dos setores mais dinâmicos da economia mundial.

Você já parou para pensar que consciente ou inconscientemente nos deparamos a todo instante com a propriedade intelectual? Não? Então analise o seguinte: quando lemos um livro, embora estejamos de posse de todo o papel que o abriga, o conteúdo moral é de propriedade do autor e a parte patrimonial pode ser de terceiros, como da editora que o imprimiu? A regra também se aplica à música, a todas as outras manifestações de arte e também ao software. Na prática, tudo o que está coberto por uma patente, design ou copyright é propriedade intelectual.

Fato, no entanto, é que se qualquer coisa que criássemos pudesse ser distribuída gratuitamente de forma legal, faltaria motivação para continuar trabalhando. A valorização do engenho, da criatividade e, por conseguinte, do progresso, passa pelo valor da propriedade intelectual, assunto que será debatido em Congresso Internacional na cidade.

O evento – Nos dias 8, 9 e 10 de agosto acontece o 1º Congresso Internacional de Propriedade Intelectual de Santa Maria. O encontro é uma promoção e realização da FADISMA. Alunos da FADISMA são isentos e para o público em geral o valor da inscrição é de R$25,00. No site www.fadisma.com.br/congressointernacional estão disponíveis todas as informações sobre o evento.” 

CLIQUE AQUI E CONFIRA A ÍNTEGRA DA PROGRAMAÇÃO

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo