Arquivo

Se vai o pefelê. A partir desta quarta-feira, “com novo nome e sob nova direção”

O PFL está em crise de identidade. Mentira. Mentira pura. O problema pefelista não é não saber o que quer ou coisa parecida. Os partidários sabem muito bem o que querem e como querem. Não, também não é a sigla, que denomina o Partido da Frente Liberal. Ela é das melhores e o nome também. Afinal, ambos identificam um pensamento claro acerca do mundo, e que norteia as ações dos que estão no partido desde os idos dos 80, quando foi criado, a partir de uma costela do falecido PDS (depois PPB, mais tarde PP), para formar a Aliança Democrática com o PMDB e eleger Tancredo Neves à Presidência da República.

 

O problema real do PFL é o seu definhamento. Hoje, só um governador de Estado (no caso, do Distrito Federal) é da bandeira pefelista. O número de prefeitos, vereadores e deputados foi minguando, minguando, minguando que, quando menos os líderes esperassem, acabariam sumindo.

 

Em Santa Maria, para ficarmos com o exemplo local, o PFL nunca passou de linha auxiliar. Primeiro do PPB (hoje PP), com Evandro Behr na Prefeitura e  Luiz Carlos Druzian de vice. Depois, no PTB, com Osvaldo Nascimento no Centro Administrativo e Marineu Ziani de vice – e afastado do núcleo decisório bem rapidinho, por determinação do prefeito. E, na Câmara de Vereadores, Manoel Badke foi edil até a legislatura passada. Nessa, os pefelistas não têm bancada.

 

Esse é o verdadeiro problema. A inanição. Não é outra a razão por que a agremiação vai trocar de nome e direção. De um lado, a discussão em torno do PD (Partido Democrata), que resultou no DEM (Democratas, simplesmente). De outro, a assunção de Rodrigo Maia, o filho do Cezar, para rejuvenescer. Deixam a cena, pelo menos do ponto de vista formal, os caquéticos (politicamente) Antonio Carlos Magalhães e Jorge Bornhausen. Dará certo? O futuro dirá.

 

SUGESTÃO DE LEITURA –  leia aqui a nota “Em cena, o Democratas”, na página na internet do jornalista Ricardo Noblat.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo