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A vez da telefonia: receio, esperança e desejo – por Vitor Hugo do Amaral Ferreira

A sociedade de consumo inevitavelmente é caracterizada por uma diversidade de produtos e serviços. Os últimos anos fizeram da humanidade inventores e aprendizes das novas tecnologias. Deixamos os tempos do pombo-correio e passamos ao email, ao passo em que a comunicação, como nunca, tomou a frente dos nossos dias. Novos instrumentos foram criados no intuito de facilitar a troca de informações entre as pessoas.

Em um exercício bem simples: imagine como mudaram os aparelhos celulares nos últimos 5 anos. Disso, os celulares passaram a ser muito mais do que aparelhos que recebem e realizam ligações. Agregaram a função de máquina fotográfica, televisão, acesso à internet.

Atrelada à expansão do mercado, infelizmente, a telefonia trouxe inúmeras insatisfações aos consumidores na proporção em que a oferta não atende a demanda. Em números, deixamos a casa inicial dos 4,7 milhões de aparelhos celulares e registramos 256 milhões celulares ativos no país. O Brasil já é o quarto país em consumo de telefonia, ficando atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos.

As reclamações existem e os consumidores, cada vez mais vulneráveis, questionam suas insatisfações com atendentes (0800) treinados a repassar o problema adiante e tardar a solução. Registre-se: a telefonia entrou em colapso. É acentuado o descompasso entre a promessa e o milagre.

Solução? É a vez da telefonia! E acertada foi a iniciativa da OAB/RS que legitimamente levantou a questão já debatida em exaustão pelos órgãos de defesa do consumidor: qualificação dos serviços. A Anatel encontrou, no vácuo do estopim promovido pela OAB, o dever perdido de fiscalizar os serviços de telefonia. Muito mais do que regular o setor, as agências devem fiscalizar e promover a harmonização das relações de consumo, a correlação entre direitos e deveres.

Alô, consumidor! Resta-nos acompanhar as medidas e fiscalizar a implementação das propostas de expansão e qualidade a serem promovidas pelas empresas de telefonia. Meu receio repassa pela angustia que o momento seja apenas mais um processo midiático. Minha esperança está em fazer deste tempo e espaço o diálogo necessário e eficaz em prol da qualidade dos serviços de telefonia. Meu desejo é que outras frentes venham à pauta, urgente também é a discussão dos planos de saúde.

Vitor Hugo do Amaral Ferreira

[email protected]

@vitorhugoaf

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