JornalismoMemóriaMídia

MEMÓRIA. Comunicação perde Bira Brasil. Morte do veterano radialista foi nesta quarta, em Santa Maria

Do portal Santa Maria 24 Horas, em texto de RAUL PUJOL e foto de Arquivo Pessoal

A quarta-feira (15) foi marcada pela triste notícia do falecimento do radialista Bira Brasil (foto acima) aos 68 anos, em Santa Maria. Ele estava internado há cerca de 30 dias no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).

De acordo com Renato Paz da Silva, sobrinho de Bira, ele faleceu devido a uma pneumonia. “O tio era uma pessoa do bem e alegre, vai deixar saudades. Ele trabalhou até a última semana em casa, antes de ir para o hospital, onde tinha um estúdio e gravava comerciais”

Em seu perfil no Facebook, Ivy Paz, filha do radialista Bira Brasil informou a morte de uma das mais belas vozes da locução brasileira:

“Ele tinha a voz mais bonita, ele também era meu pai! Nossa relação era conflituosa e distante, ausente mesmo ! Quis a vida que fosse assim ! Mas agora isso não importa mais, se é verdade que existem outras vidas, teremos outra oportunidade de escrever um novo final ! Não te preocupa ficou tudo bem entre nós! Descansa em paz PAI”.

Radialista, jornalista e publicitário, Bira Brasil se definia como um “louco por rádio”. Ele morava no residencial Dominique, na Rua Venâncio, no Centro de Santa Maria, e era freqüentador assíduo do tradicional bar do Orlando, um dos mais antigos da cidade. Atualmente, ele mantinha um home estúdio profissional, onde gravava comerciais para todo o Brasil.

Bira deixa uma filha de 41 anos, e duas netas, com idades de 3 e 11 anos. O velório de Bira será na capela 3 do Hospital de Caridade. O sepultamento será, na manhã de quinta-feira (16), no Cemitério Ecumênico Municipal. O horário ainda não foi definido.

Quem era Bira Brasil

Ubirajara Brasil Paz nasceu em Barra do Quarai, no município de Uruguaiana, em 14 de março de 1950. Iniciou sua vida no rádio em 1969, na Rádio Guarathan, onde trabalhou como locutor de comerciais, programador, redator e apresentador, inspirado no perfil e nos locutores da Rádio Guaíba – Sérgio Schüller, Egon Bueno, José Fontella. Em Santa Maria, Bira Brasil também passou pelas emissoras Medianeira e Imembuí. Na TV Imembuí, era o apresentador das notícias locais do Jornal Nacional.

Bira ainda teve passagens por veículos como Atlântida FM, Rádio Globo, TV Gaúcha, TVE, Band FM, RBS TV, Rádio Gaúcha, além de ter narrado o DVD da “Batalha dos Aflitos, do Grêmio.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo