Arquivo

A semana. Bancários decidem nesta terça se aderem a greve geral que inicia no dia seguinte

Pela importância e sobretudo atualidade, e porque podem se tornar um grande transtorno para os usuários dos bancos (isto é, todos nós), reproduzo nota enviada na sexta-feira pela assessoria de imprensa do Sindicato dos  Bancários. E, logo abaixo, tomo minha posição.

 

“Proposta é insuficiente: bancários vão à greve!

A categoria deve se organizar para a greve por tempo indeterminado a partir do dia 3 de outubro. O Comando Nacional dos Bancários encerrou as negociações com os representantes dos bancos nesta sexta-feira porque não houve nenhum avanço significativo na décima rodada de negociação. A única alteração foi passar índice de reajuste de 4,82% para 5,2%, sem nenhuma alteração na PLR ou em qualquer outra cláusula.

“A insatisfação da categoria deve ser dita na única linguagem que bancos parecem entender: a greve. A elevação do índice de 4,82% para 5,2% é uma provocação dos bancos”, afirma o diretor da Federação dos Bancários RS, Arnoni Hanke.

Assembléias – Os sindicatos filiados à FEEB-RS realizam assembléias gerais da categoria no dia 2 de outubro para deliberar pela greve e definir estratégias.”

 

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: é evidente que uma eventual paralisação dos bancários criará muitos constrangimentos aos usuários das instituições financeiras. Mas não existe greve sem prejuízo. Dito isto, mais do que qualquer outra, é justa a reivindicação dos trabalhadores, cada vez mais substituídos por máquinas e tendendo a desaparecer como categoria funcional.

 

E mais: é de todos conhecido, porque os dados estão aí, disponíveis na mídia, que se paga um absurdo em tarifas bancárias. Ao ponto de, como metáfora, já dizer-se que, qualquer hora, o sujeito vai pagar só para entrar num banco.

 

Mais que isso: o que os banqueiros faturaram em 2006 apenas em tarifas, seria suficiente para pagar o salário de seus funcionários, com todos os reajustes solicitados. O resto é tudo lucro.

 

Preciso dizer mais?

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo