ComportamentoTrabalho

TRABALHO. Por que concursos para emprego público têm tanta procura? Estabilidade, longe, é a maior razão

O que faz um cidadão buscar uma vaga no serviço público, em detrimento a oportunidades na iniciativa privada? O que é melhor num ou noutro? Há poucas dúvidas, sequer se há alguma, sobre o motivo principal para que centenas de milhares de brasileiros busquem uma vaga em repartições municipais, estaduais e/ou federais: a estabilidade no emprego.

Mas há algumas coisas em que a iniciativa privada pode levar vantagem. O quê? Disso e de outras questões relevantes acerca da participação em concursos públicos, trata interessante material publicado originalmente no sítio Congresso em Foco. A reportagem é de Marcela Thaís Panke. Acompanhe:

Os prós e contras de uma carreira no setor publico

A estabilidade no cargo é um dos principais atrativos do setor público, que atrai cerca de 13 milhões de brasileiros, segundo estimativa da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac). Conquistar uma vaga, no entanto, não é fácil: ingressar na carreira pública exige muita dedicação e disciplina, além de um tempo maior de preparação. Por outro lado, ser selecionado para um emprego na iniciativa privada tem resultados mais rápidos. Por mais exigente que seja o processo seletivo de uma empresa, dificilmente ele superará alguns poucos meses. No caso de concursos públicos, o tempo necessário para se alcançar à posse no cargo pode chegar a alguns anos.

É bastante comum que profissionais questionem qual a melhor opção, principalmente com o volume de oportunidades que surgem e boa remuneração na área pública e as frequentes ondas de demissões nas organizações privadas. Especialistas dos dois campos do mercado de trabalho observam que há prós e contras a serem analisar nesta escolha. Eles recomendam que, o ideal é pesar o que há de bom e de ruim em cada setor e verificar em que cenário se acredita que a adaptação será melhor.

A maioria dos cargos públicos garante vantagens que a maioria das empresas privadas não oferece: licenças remuneradas, abonos, adicionais, gratificações e aposentadoria com remuneração próxima à da ativa são alguns dos exemplos. Os salários iniciais também são mais atraentes: em geral, estão acima da média do mercado para as funções exigidas. Contudo, uma empresa privada pode reconhecer e valorizar o seu talento e dedicação com promoções e aumentos mais generosos que os recebidos pelos servidores públicos, que às vezes ganham apenas a reposição da inflação anual…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo