ECOS DA ROMARIA. Deputados da cidade estavam lá. Um entregou diploma, outro falou em reconstrução
Ok, ok, ok. Já se passaram mais de 24 horas. Mas não custa, inclusive porque isso tem importância histórica, registrar, pelo relato de suas assessorias de imprensa, a presença dos dois parlamentares estaduais locais em mais uma edição da Romaria à Medianeira.
Um deles, Jorge Pozzobom, no material assinado por Thiago Buzatto, assinala dois atos específicos, entre os quais a entrega da cópia de um projeto que inclui o ato religioso no calendário oficial do Estado.
Outro, Valdeci Oliveira, através da matéria assinada por Tiago Machado, referiu-se ao momento peculiar que vive Santa Maria desde a tragédia de 27 de janeiro, em que morreram 242 jovens. A seguir, você acompanha os dois textos:

“Pozzobom entrega Medalha e PL que inclui a Romaria no Calendário Oficial do RS a Dom Hélio
O deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) participou, neste domingo, da 70ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira. Realizada anualmente em Santa Maria, a Romaria é a segunda maior do Brasil. Nesta edição, os organizadores estimaram que houve a participação de aproximadamente 270 mil devotos.
O parlamentar também participou do almoço com o arcebispo de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rubert. Na ocasião, Pozzobom entregou a ele a Medalha da 53ª Legislatura da Assembléia Legislativa, assim como a cópia do projeto de lei de sua autoria que inclui a Romaria de Nossa Senhora Medianeira no Calendário Oficial de Eventos do Estado. “Incluir a Romaria no Calendário Oficial do RS é nossa obrigação, pois é um dos momentos religiosos mais lindos que a nossa cidade vive, e ao mesmo tempo entregar a medalha para o dom Helio significa um ato de gratidão, pois nunca vamos esquecer que ele é o nosso primeiro arcebispo”, afirmou.

“Romaria 2013 traz mensagem de esperança e de reconstrução, diz Valdeci
Para o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), a 70ª Romaria de Nossa Senhora Medianeira, realizada neste domingo (10), em Santa Maria, fortaleceu o processo de recuperação moral da cidade, abalada neste ano pela tragédia da boate Kiss. Conforme Valdeci, que participou de toda a procissão da romaria e também da missa realizada no Altar-Monumento da Basílica da Medianeira, o maior evento religioso do Rio Grande do Sul acertou ao promover mensagens de esperança e de reconstrução, principalmente direcionada aos jovens. “A cidade como um todo recebeu uma injeção importante de energia e de apoio através da Romaria. E Santa Maria precisa muito disso neste ano triste e de dor que vivemos”, destacou ele.
Valdeci também parabenizou os romeiros e devotos e a Arquidiocese local por mais uma vez transformar Santa Maria na capital da fé. “Nem o mau tempo, na véspera do evento, afastou os devotos. A cada ano, a Romaria da Medianeira se renova e se agiganta”, assinalou.”
Realmente, a Romaria faz parte de um processo de recuperação moral da cidade. Mas outros momentos também virão.