Arquivo

Mundo real. Que crise ianque, que nada. Produção industrial brasileira cresceu 6,8% em um ano

A crise ianque existe. E atinge o planeta inteiro. Como o Brasil ainda é parte da Terra, obviamente sente. Mas há razão para tanto terrorismo, como o que tem praticado a mídia grandona (MG) e a que se acha? Em Santa Maria, como você leu ontem aqui, a comercialização de automóveis segue com números bastante atraentes – e olha que na nota que publiquei sobre a quantidade de veículos comercializados pelas concessionárias inclui apenas os que ficaram aqui, sem falar naqueles que as empresas venderam para clientes de outros municípios.

 

Mas a crise é menos sentida ainda no setor que move a economia, a indústria. O crescimento, computados os últimos 12 meses, é superior ao do Produto Interno Bruto. E ainda há outros indicadores positivos, apurados pelo IBGE. Qual a causa? A única possível, parece ao meu bestunto: o aumento do consumo interno. Será? Com a palavra os especialistas. Enquanto isso, acompanhe reportagem publicada na versão online d’O Estado de São Paulo. A seguir:

 

“Produção da indústria acumula alta de 6,8% em 12 meses

IBGE aponta também crescimento de 6,5% no ano e de 9,8% em setembro ante o mesmo mês de 2007

 

A produção industrial brasileira acumula alta de 6,5% no ano e de 6,8% nos últimos 12 meses, até setembro, informou nesta terça-feira, 4, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A atividade cresceu 9,8% na comparação com setembro do ano passado. As estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções variavam de 6,80% a 11,0%, com mediana de 8,70%. Ante agosto, a produção cresceu 1,7% em setembro, na série com ajuste sazonal. O resultado veio dentro das estimativas (-0,3% a 2,6%) e acima da mediana de 1,0%.

 

Os resultados da produção industrial de setembro mostram que o setor “mantém a trajetória ascendente da atividade produtiva”, segundo observam os técnicos do IBGE no documento de divulgação da pesquisa. Segundo o documento, os resultados prosseguem “sustentados pelo desempenho do setor de bens de capital, que sinaliza investimentos na capacidade produtiva, e pelo dinamismo da demanda doméstica, em linha com as estatísticas recentes do comércio varejista e da evolução do emprego e da renda”…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “Produção da indústria acumula alta de 6,8% em 12 meses”, de Jacqueline Farid, na versão online d’O Estado de São Paulo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo