ECONOMIA SOLIDÁRIA (12). Praça de Alimentação muda de lugar. Mas atrações são as mesmas e boas
Por Maiquel Rosauro, da Assessoria de Imprensa do Projeto Esperança
“Gastronomia diversificada na Praça de Alimentação da Feira
A Praça de Alimentação da 8ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e 19ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop) está em novo local. Este ano, o setor foi instalado ao lado do Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria, nos fundos do Parque da Medianeira.
![eco sol.edimara](https://img.claudemirpereira.com.br/2012/07/eco-sol.edimara1.jpg)
No local, são encontrados pastéis, pizzas, tapioca, peixe assado, sanduíches, cucas, cocadas, rapaduras, bolachas, sucos, crepe, galinha assada, rissoles, coxinha de galinha, rocambole, quentão, xis, torrada, churrasquinho e acarajé.
A expositora Luzia Dinnebier, de Caxias do Sul, trouxe tapioca. Ela espera um bom público durante o evento.
– Esta é a terceira vez consecutiva que participo da Feira. Esperamos continuar com boas vendas, mesmo com a mudança de local da Praça de Alimentação. Nos anos anteriores, o povo tem apreciado a nossa tapioca – explica Luzia.
Ao lado da banca de tapioca é encontrado acarajé. O preparo é feito pela expositora Edimara Carvalho, de Santa Maria.
– Este é o verdadeiro acarajé, só que não exagero no azeite de dendê porque os gaúchos não estão acostumados – relata Edimara.
Quem desejar adquirir acarajé em Santa Maria após a Feira pode entrar em contato com Edimara pelos fones (55) 3211-1820, (55) 9129-4642 e (55) 9720-3466. Este é o 13º ano que ela participa do evento.
Informações sobre a Feira
A expectativa do Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, que promove o evento, é de um público recorde de 160 mil visitantes nos três dias de Feira. Ano passado, conforme a Brigada Militar, 151 mil pessoas estiveram presentes.
Para receber um público tão grande, a estrutura montada no Centro de Referência em Economia Solidária foi ampliada. Este ano, são 20 mil m² de área coberta, contra os 17 mil m² de 2011. O Colégio Irmão José Otão e os fundos do Parque da Medianeira também recebem atividades.
A Feira terá mais de 800 grupos de expositores provenientes de três continentes, 14 países e de praticamente todos os Estados brasileiros (mais de 400 municípios). Os visitantes irão encontrar mais de 7 mil produtos, além de atividades culturais, ambientais, autogestionárias e educativas. Estarão presentes agricultores familiares, quilombolas, catadores, povos indígenas, artesãos, educadores, artistas e gestores públicos.
Há também o público que vem participar dos seminários e oficinas. São dezenas de eventos que ocorrem em paralelo e que se desenvolvem no Centro Mariano, Seminário São José e no Colégio Irmão José Otão.
Ou seja, além de ser um local de comercialização, a Feira é um espaço de trocas de ideias e experiências que são levadas de Santa Maria para o mundo. Este ano, também ocorrerá uma preparação para o 2º Fórum e 2ª Feira Mundial de Economia Solidária, que serão realizados entre os dias 11 e 14 de julho de 2013, em Santa Maria. Os eventos serão realizados juntos à Feira de Economia Solidária do Mercosul.”
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.