ECONOMIA SOLIDÁRIA (26). Falta só um dia. Mas os expositores já têm bons motivos para comemorar
Por Maiquel Rosauro, da Assessoria de Imprensa do Projeto Esperança
“Ainda falta um dia de Feira, mas expositores já comemoram
Já é um sucesso a 8ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e 19ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop). Os eventos realizados em Santa Maria tiveram início na sexta-feira e contaram com um excelente público neste sábado. Produtores rurais do Pavilhão da Agricultura Familiar estão contentes com o resultado.
– Só hoje, eu já vendi tudo o que comercializei na Feira do ano passado – exalta Lorivo Schüller, produtor de mel de Agudo.
Opinião semelhante tem Gilmar Lara, de Restinga Sêca. A procura pelos produtos coloniais foi tanta que ele precisou reabastecer o estoque.
– Tive que ir até a caminhonete pegar mais produtos, as pessoas estão comprando mesmo – festeja.
Já Lorena Friedrich, de Agudo, está impressionada com quantidade de pessoas que circularam pelo Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.
– Se amanhã vir um público tão grande de novo, meu Deus, vai faltar produto – calcula a Lorena.
Os eventos de Economia Solidária terminam neste domingo. A Feira abre às 7h. A cerimônia de encerramento tem início às 18h.
Informações sobre a Feira
A expectativa do Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, que promove o evento, é de um público recorde de 160 mil visitantes nos três dias de Feira. Ano passado, conforme a Brigada Militar, 151 mil pessoas estiveram presentes.
Para receber um público tão grande, a estrutura montada no Centro de Referência em Economia Solidária foi ampliada. Este ano, são 20 mil m² de área coberta, contra os 17 mil m² de 2011. O Colégio Estadual Irmão José Otão e os fundos do Parque da Medianeira também recebem atividades.
A Feira tem mais de 800 grupos de expositores provenientes de quatro continentes, 15 países (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Equador, Nicarágua, Alemanha, República Tcheca, Bolívia, Brasil, Senegal, Estados Unidos e Portugal) e de praticamente todos os Estados brasileiros (mais de 430 municípios).
Os visitantes irão encontrar mais de 7 mil produtos, além de atividades culturais, ambientais, autogestionárias e educativas. Estarão presentes agricultores familiares, quilombolas, catadores, povos indígenas, artesãos, educadores, artistas e gestores públicos.”
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.