SOBE/DESCE. Burmann, Juliano, Sandra, Luciano… Confira o “bem” e o “mal”, nos destaques da semana
Por MAIQUEL ROSAURO (texto e fotos), da Equipe do Site
A semana foi marcada por eleições na UFSM e nas escolas estaduais, mas foi na Câmara de Vereadores onde os ânimos se exaltaram. O governo não abriu mão de ficar com o controle da CPI do Parque de Máquinas, enquanto que a oposição saltou fora. Não resta dúvida: perdem os dois lados.
SOBE

Paulo Burmann
O reitor da UFSM foi o grande personagem da semana. O resultado das urnas comprova que sua primeira gestão foi aprovada pela comunidade acadêmica. Resta saber se o cachecol laranja vai sair de moda nas próximas semanas.
Rafael Torres
É possível que, neste momento, seja o único santa-mariense mais feliz que Paulo Burmann. Além de conquistar a diretoria geral do 2º Núcleo do CPERS, o professor de inglês viu sua colega de chapa, Helenir Schürer, ser reeleita na presidência da entidade.
Deili Silva (PTB)
A petebista conquistou uma improvável vitória na sessão de quinta (29). Por 11 votos a 10, os vereadores aprovaram, em primeira discussão, projeto de lei da parlamentar que suprime visto da UAC no processo de denominação de ruas.
DESCE

Juliano Soares – Juba (PSDB)
A CPI do Parque de Máquinas foi instituída apenas por vereadores do governo, o que causa um natural desgaste na imagem do tucano. Além de ser o líder da bancada do partido o prefeito, Juba será o presidente da CPI governista.
Luciano Guerra (PT)
O petista foi “escanteado” por seus colegas do lado governista e se recusou a ficar com o cargo de vice-presidente da CPI do Parque de Máquinas. Pulando fora da barca, ele deixa de acompanhar uma investigação que ele mesmo tentou abrir em fevereiro.
Sandra Rebelato (PP)
A secretária está insatisfeita com as instalações da pasta de Mobilidade Urbana. Na terça-feira (27), na Câmara, ela reclamou publicamente que está despachando em um salão sem as mínimas condições de trabalho.
Vermelhinhos por baixo? O sobe/desce é uma cópia “enviesada” da Veja. Quem “sobe”? Burmann que dizem ser ligado ao PDT. CPERS apesar de não assumirem é virado em PT e PSOL. Deili Silva (junto com o ex-futuro prefeito do ex-futuro município de Pains) recebe destaque no site porque, apesar de se da base governista, vive “chacoalhando o barco”. E o sobe ainda por cima é ligado a importante tarefa de batizar vias públicas. E o “desce”? Dois ligados a uma CPI que todo mundo esperava (agora não espera mais) dar em nada. E uma secretária incomodada com as instalações (fácil de resolver, demita-se!). Colunismo social político, setor fofocas.
Os vermelhinhos estão tão por baixo que nem parece que vermelhinhos são. Quem diria que em algum lugar do país, em algum dia da eternidade, um vermelhinho cairia fora de uma boa CPI que inclusive tentou abrir? Pois é, aconteceu em Santa Maria. Não é surreal?