GRIPE A. Mais 2 mil doses de vacina, nesta segunda
A Coordenadoria Regional de Saúde liberou, na tarde de sexta-feira, mais 2 mil doses de vacina contra a Gripe A, para a Prefeitura. Que as vai dispor aos santa-marienses, em sete postos de saúde, já nesta segunda-feira. Os detalhes estão no texto de Fabrício Minussi, da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. Acompanhe:
“Influenza: 4ª CRS libera mais duas mil vacinas. Imunização será retomada na segunda-feira (16)
A Prefeitura de Santa Maria, através da Vigilância em Saúde Municipal, informa que a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) disponibilizou na tarde desta sexta-feira (13) um quantitativo de 2 mil doses da vacina contra a Influenza H1N1. O lote foi catalogado e será distribuído aos sete postos de referência para a retomada da vacinação a partir da próxima segunda-feira (16). A Unidade Erasmo Crosseti disponibilizará 1.040 doses. Os demais postos listados abaixo receberão 160 vacinas, cada.
Até o momento foram disponibilizadas 68 mil 760 vacinas para a cidade, desde o início da campanha, em 5 de maio, com a vacinação dos grupos considerados prioritários. A imunização nos distritos iniciou antes, com a Unidade Móvel de Saúde e o apoio de uma enfermeira que percorreu as unidades do interior.
Cabe ressaltar que a vacina é preventiva, não serve de tratamento contra a Influenza H1N1, leva cerca de 15 dias para fazer efeito e deve ser tomada apenas uma vez. Diferente do medicamento Tamiflu, que é o tratamento contra a doença. Quem apresentar quadro gripal acentuado deve procurar uma unidade básica de saúde, os prontos atendimentos (PAs) do Patronato,Tancredo Neves ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para consulta médica.
Havendo a necessidade o médico prescreverá uma receita simples para o tratamento com Tamiflu. O medicamento pode ser retirado de forma gratuita e mediante apresentação da receita médica em vários pontos de troca na cidade (confira a listagem abaixo). O tratamento é composto por dez comprimidos e leva de 48 a 72 horas para fazer efeito.”
Uma desorganização geral,aliás a Saúde de Santa Maria foi assim durante todo período do governo Schirmer.
O que era aquela fila em frente ao Hospital de Caridade, velhos crianças esperando um tempão, naquele frio, só para ficar doente mesmo.