PrefeituraSaúde

GRIPE A. Se foi a vacinação. Agora, tempo de Tamiflu

Medicamento disponível em vários locais

Não há mais vacinas nos postos de saúde da comuna. Nem, ao que tudo indica, haverá. Inclusive porque, conforme as autoridades da saúde, o chamado pico da gripe A está passando. Mas há disponibilidade de tratamento contra o vírus. E ele tem um nome digno de virar apelido, qualquer hora dessas: Tamiflu.

Sobre os dois fatos, o fim da vacinação, e a possibilidade (inclusive onde encontrar) de utilização do medicamento, no caso de suspeita da doença, quem escreve mais é Fabrício Minussi, da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. Confira:

Pico da Gripe A já passou. Encerrada a vacinação. Tamiflu nos postos de saúde e PAs com receita médica

O prefeito Cezar Schirmer recebeu na manhã desta segunda-feira (16) a informação de que o período considerado de pico da Gripe A já passou e que as pessoas com sintoma gripal devem procurar, agora, os postos de saúde e unidades de pronto atendimento para consulta e eventual prescrição do remédio Tamiflu, visto que o estoque de vacinas se esgotou no RS.

 “Com a análise das informações atuais, o secretário Ciro Simoni avalia que o período de maior incidência do vírus foi na semana passada e que a tendência é que a quantidade de casos em todo o RS diminua”, afirmou o prefeito, se referindo a entrevista concedida pelo secretário ao jornal Zero Hora. O secretário Ciro Simoni também garantiu que haverá Tamiflu suficiente para atender a demanda que se apresentará a partir de agora, com o fim da vacinação nos postos.

Para Santa Maria, desde que a campanha de vacinação iniciou para os grupos prioritários, em 5 de maio, a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) disponibilizou aos santa-marienses 68 mil 760 doses para imunização. A campanha de vacinação em Santa Maria encerrou, nesta segunda-feira (16), com mais duas mil doses disponibilizadas pela CRS e distribuídas estrategicamente em sete postos de saúde da cidade. Desde que a campanha foi aberta à população, em 9 de julho, foram 17.610 doses da vacina disponibilizadas aos santa-marienses pela 4ª CRS.

Nos postos da Tancredo Neves e Kennedy, a vacinação ocorreu durante a madrugada desta segunda-feira devido à formação de filas nas duas unidades, antes da meia noite de domingo (15), com a presença de idosos e crianças. Nestes locais a vacinação encerrou antes das 2h. A Guarda Municipal também atuou nas filas que se formaram nos postos de saúde, levando orientação, organizando o acesso à vacina e priorizando o atendimento para idosos, crianças e gestantes.

Tamiflu

Qualquer pessoa que apresentar sintomas da gripe pode procurar um posto de saúde ou uma das três unidades de pronto atendimento (PA) da cidade (Patronato, Tancredo Neves e UPA) para consulta médica. Havendo a necessidade o médico emitirá a receita simples para o tratamento com Tamiflu, que pode ser retirado de forma gratuita nos pontos listados abaixo. O Tamiflu trata a Influenza e a Gripe Sazonal…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

e1� u�8@�inha dos Apóstolos.

 

* Neste ano, Silveira Martins também receberá uma noite de recital. A programação pode conferida no site www.ufsm.br/festivaldeinverno.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo