HistóriaMemóriaPolítica

NÃO CUSTA LEMBRAR. Morria Presidente que se via injustiçado por não aparecer como 'Pai' do Plano Real

Confira a seguir trecho da nota publicada aqui no final da tarde de 2 de julnho de 2011, um sábado:

MEMÓRIA. Morre Itamar Franco, senador e ex-presidente e o avalista do Plano Real

A nota oficial da presidente Dilma Rousseff, que decretou luto oficial de 10 dias, SINTETIZA bem o significado de Itamar Franco (morto hoje em São Paulo, aos 81 anos): “Dirigente do país em um momento crucial da nossa história recente, o presidente Itamar nos deixa uma trajetória exemplar de honradez pública. O Brasil e Minas sentirão a sua falta”.

Um único, mas suficiente, penso, exemplo vem à memória: embora justificadamente incensado pela criação do Plano Real, o então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso somente pode seguir adiante porque teve o respaldo de quem objetivamente mandava, o então presidente Itamar Franco. O resto é história, e assim será conhecido…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, ainda persiste a ideia de que o “pai” do Plano Real foi o ministro da Fazenda (com seus técnicos) e não o chefe dele, e Presidente da República. Será, algum dia, a história revisada? Ou não há o que revisar?

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Um dia a história há de fazer justiça a esse exemplo honradez na vida pública chamado Itamar Quartiero Franco.
    Não fosse ele o presidente do Brasil – arcando com a decisão de enfrentar uma opinião pública descrente em “planos salvadores” – não teríamos a estabilidade econômica desfrutada nestes quase 20 anos.
    Itamar foi presidente em um momento tenso da política nacional, mas montou um Governo de coalizão que recuperou o país após o desastre chamado Fernando Collor de Mello.
    Outro fato importante a lembrar é que – naquele momento de necessária união – somente 2 partidos não apoiaram seu governo:
    o tristemente lembrado PFL e o tristemente revelado PT… não por acaso, lembrados como fisiológicos maus exemplos de conduta na gestão da coisa pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo