Santa MariaTragédia

IMPUNIDADE. O que une o assassinato de Kennedy e, especialmente, os 242 jovens mortos na Boate Kiss

kiss seloO jornal Zero Hora publica, neste domingo, mais um excepcional artigo do veterano jornalista Flávio Tavares. E ele, de uma certa maneira, sintetiza a sensação que vivemos em Santa Maria. Bem, pelo menos aqueles que buscam, sem qualquer restrição, algo conhecido singelamente como “Justiça”. Confira um trecho, a seguir:

 “De Dallas a Santa Maria

O assassinato de John Kennedy completa meio século, sem que se saiba quem o matou e a mando de quem ou do quê. A grande conspiração que, com dois tiros disparados a mais de 30 metros, estourou os miolos do presidente dos Estados Unidos a 23 de novembro de 1963, em Dallas, não é apenas um complicado caso policial que passe à História como “insolúvel”, se dissolva nos anos e no esquecimento. Matar o presidente da maior potência militar, econômica e financeira do planeta em seu automóvel em plena rua e, passados 50 anos, não desvendar o crime (nem saber explicá-lo) é ainda mais vergonhoso e absurdo do que o próprio crime.

Sim, pois o encobrimento é mais ultrajante do que o delito em si. Qualquer crime contra a vida e a dignidade humana _ a começar pela tortura _ é perverso na essência, mas pode até ter explicação racional. Encobri-lo, porém, é perversão abjeta e irracional, pois cometido pela própria Justiça. É um crime dentro do crime. Só a mesquinhez do interesse subalterno (chame-se corrupção, desídia, peculato, suborno, alienação, ânsia de lucro ou o que for) pode explicá-lo…

A lista dos grandes encobrimentos ocuparia páginas do jornal. Por isto, limito-me ao mais trágico dos acontecimentos e que (mesmo bem próximo) se encaminha para a mais infamante impunidade _ a matança de janeiro na boate de Santa Maria.

O minucioso inquérito policial e a amplitude da carnificina de 242 pessoas não foram suficientes para sensibilizar os promotores de Justiça por lá. Foi preciso reabrir agora a investigação, quase recomeçar tudo de novo, para evitar que se encubra o crime abjeto. E para que Santa Maria não seja a Dallas brasileira…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. @GEF
    Tenha,no minimo à responsabilidade, de falar POR VOCE, Que sabemos, voce não tem procuração para falar sobre o “pensar” das pessoas.
    Pensar, palavra dificel, para voce entender.
    Passarão anos, decadas, não esquecerei.
    Tive filho, que escapou por um triz e perdeu um grande amigo, na noite de carnificina, como citou Flavio Tavares, ontem em ZH.

  2. Justiça é uma palavra muito grande. Justo é o que as leis e as instituições determinarem. Ninguém vai se declarar culpado de um crime que se acha inocente para apaziguar a consciência de outras pessoas.
    O segundo aspecto: é preciso ter provas do que se afirma. Quem, quando, como. Corre-se o risco de um oficial de justiça bater na porta com um pedido de explicações na mão. O que já é incomodação.
    E uma previsão: quando tudo acabar, daqui uns anos, ninguém vai achar que foi feita justiça. Inocentados, culpados, vítimas e familiares, terceiros. Ninguém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo