Eleições 2012PartidosPolíticaPrefeitura

ELEIÇÕES 2012. Schirmer segue seu jogo. PT mostra força da militância. Falta Pozzobom

Com todo o respeito aos que militam na, como chama o editor, esquerda-esquerda, sem Sandra Feltrin, impossibilitada de concorrer, qualquer nome que seja apresentado (e um, com certeza, será), ela será irrelevante, no processo eleitoral de 2012. Ponto.

Dito isto, os olhos se voltam aos protagonistas. E, exceto um, os demais já apresentam os primeiros sinais do que vêm por aí, especialmente a partir de julho, quando começa oficialmente a campanha. Cezar Schirmer (PMDB), Helen Cabral (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB). Eles, os candidatos, e seus partidos, é que vão comandar o campeonato que tem sua final no 7 de outubro, domingo.

Helen, Valdeci e Pimenta. E a militância. Petistas apostam nela para vencer o favorito

Mas, e hoje, o que é possível dizer acerca dos movimentos desse trio (e suas agremiações)? Incrivelmente, o que parecia inerme, de repente, começou a se movimentar e, portanto, se colocar em posição de disputar o pleito. Aparentemente.

O PT, que abriu mão (ou ela abriu, para ser mais preciso) de sua tríade, resolveu, no sábado, antecipar a decisão e DEFINIU a vereadora Helen Cabral como sua pré-candidata, a ser confirmada em convenção a ser realizada em meados de junho. Sem Fabiano Pereira, Paulo Pimenta e Valdeci Oliveira, com o que conta o petismo?

A resposta é simples. Se a conta de um dirigente da Câmara (não-petista) estiver certa, havia pelo menos 350 petistas no plenário apinhado do parlamento, na manhã da sabatina. Houve quem dissesse 500 (exagero evidente). Como também quem cravasse em 200 (talvez um número humilde). Mas o fato é que, sejam 200 ou 500, é bastante provável que nenhuma outra agremiação santa-mariense consegue juntar, sem pagar, tantos militantes entusiasmados.

Manter o atual grupo. E ampliá-lo ao máximo. É o objetivo de Schirmer

Eis a força do PT, não obstante o nome escolhido que, embora legítimo e com história e condições, não era o imaginado, quando ainda se montavam os times para o campeonato. Mas aquele povaréu, se entusiasmado, pode fazer a diferença, como já aconteceu em embates anteriores. E se, ainda por cima, a tríade cumprir o que suas palavras apontam, sim, o petismo pode encarar a briga.

E o PMDB, considerado favorito por 10 entre 10 observadores da política local? Ora, se mexe. E faz tempo. O objetivo parece claro, no jogo que tem Cezar Schirmer como o comandante. Está em campanha desde 1° de janeiro de 2009, quando assumiu. E nisso não é original – toooodos os eleitos assim agem, desde a primeira hora.

E neste momento preciso? Com a participação do PMDB, seu partido, negocia com outras siglas buscando, mais que manter, ampliar o consórcio que o elegeu. É provável (leia mais abaixo) que ocorra um desfalque importante, fundamental. Mas é certo, também, que outras siglas estão aderindo. Algumas até bem fácil, por conta exatamente do favoritismo prévio. Uma fonte peemedebista garante: serão mais de 10 partidos, podendo chegar a 14. Alguns receberão, no máximo, um CC em 2013, na hipótese de vitória. Mas cederão pelo menos 30 segundos de tempo para a campanha no rádio e na televisão.

Até quando vai esse jogo, antes que o próprio Schirmer confirme o que os bonitos vidros que fazem parte do complexo do Palacete da SUCV já sabem? Se puder, o prefeito (e o vice, também definido, José Farret, do PP) segura até junho, na convenção. Mas, até lá, mantém o jogo, buscando adesões aqui, ali e acolá. É assim.

Por fim, a dúvida, cada vez menos dúvida. O que fará Jorge Pozzobom, do PSDB. Já se forma, no âmbito dos que acompanham a política de perto, uma convicção. O tucano vai disputar o campeonato. Tem articulado. E muito. Menos na área partidária (o que é importante, talvez fundamental), mais no entorno. Quer mostrar (e, conforme depoimentos obtidos pelo editor, mediante o pedido do anonimato) que é confiável. Isto é, que tem condições de ser mais que um legislador. E que pode administrar a cidade.

Só falta Pozzobom dizer qual o seu jogo. Há quem diga que fará isso ainda em abril

Segundo o noticiário, aliás bastante volúvel, dadas as reviravoltas próprias de situação como esta, Pozzobom definirá tudo até o final deste abril.

É preciso, se for mesmo concorrer. Dificilmente outros parceiros (e sempre há a necessidade deles) estarão disponíveis mais adiante. É até lá que se terá um quadro bastante claro do que vai acontecer, a partir do momento em que a lei abrir as comportas da campanha liberada.

Mas, e por que se forma a convicção acerca da candidatura do “bom”? Talvez por que, como disse um militante petista na manhã da sabatina, diante de pelo menos quatro testemunhas: se ele não concorrer, a quem apoiará? Pooois é… Pooois é….

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

19 Comentários

  1. Ora vejam só… Militando no partido a muitos e muitos anos, vi um PT alinhado com Funcionários públicos em especial o magistério, com os sindicatos, com os movimentos sociais e comunitários, emfim, com os “excluidos” do sistema capitalista. Ao fazer uma analise bem superficial do pleito que se avizinha, observei que o cenário de longe lembra e favorece o partido que me deu sonhos e esperanças, a efervecência partidária, o debate constante e as bandeiras de luta do partido parecem ter perdido a razão de ser e a importancia. Neste momento de glamour em que nos encontramos hoje, parece que ninguem na aldeia parece perceber que estamos mesmo é caminhando na prancha, bom, as urnas vão falar bem mais que minha mera aventura de comentarista politico. Antes disso, vou receber pedradas, pauladas e todo o tipo de sensura, mas a verdade é uma só chegamos ao poder e assumimos todas as caracteristicas (positivas e negativas) dos partidos que tanto criticavamos inclusive a arrogância da direita (como falavamos) – em suma Claudemir quem colocou o nome da vereadora Helem na berlinda está literalmente queimando o nome da parlamentar, uma vez que não era este o momento para voo tão alto, deu ainda, um tiro no pé do partido em 2012 e outro no peito do partido para 2014(tiro pré datado) e um banho de agua fria na militância… O tempo vai me dar razão, se a cada 10 observadores politicos 10 acreditam na vitória de schirmer vou acrescentar em cada 10 petistas (dos que pensam evidentemente – não dos “concordinos de plantão) 10 sabem que vai ser assim, e se a candidata de esquerda-esquerda estivesse na corrida iriamos ficar fora do podiun… Durma-se com um barulho destes.

  2. O nobre Luiz parece desconhecer os acontecimentos pretéritos da política nacional. A militância do PT sempre foi presente e lutadora desde que o partido surgiu na década de 80. Alías, acho que até era mais presente quando o partido não estava no poder e não tinha acesso aos cargos que os partidos de direita, que o voismecê tanto admira, usufrem durante décadas e décadas. O tempo dos petistas no poder é um nada perto do tempo que a direitalha mamou e se agarrou nas tetas, para usar uma expressão admirada pelo senhor luiz. Vá aos livros, aos jornais e tenha o mínimo de gentileza para reconhecer que a militância do PT é muito mais presente, na boa ou na ruim, que a dos direitosos partidos que cultuas. @Luiz

  3. @Paulo Vamor Santos

    Para ser didático em relação ao meu comentário, já que esse senhor parece ter alguma dificuldade em interpretar a idéia expressa, lá vai:

    O blogueiro, de maneira inteligente (como lhe é peculiar) e parcial (como também lhe é peculiar, já que sabemos não existir imparcialidade na ação humana) afirmou que “… é bastante provável que nenhuma outra agremiação santa-mariense consegue juntar, SEM PAGAR (grifo meu), tantos militantes entusiasmados.”

    Esta afirmação é muito mais uma provocação do blogueiro do que uma verdade, porque até as pedras soltas do Calçadão (MAL FEITO!!) reformado pelo PT (e mal conservado pela administração atual) sabem que a maioria dos que estavam lá no sábado de manhã tinha interesse em manter sua boquinha ou ganhar uma boquinha… pois a dita “militância” do PT está grudadinha nas fartas tetas do governo federal e estadual (e de olho no municipal) e se isto não é militância paga, então nenhuma mais é…

    Concordei com o blogueiro.
    Acho também que nenhum partido de Santa Maria consegue juntar mais de 200 pessoas em um sábado de manhã sem pagar, seja PT, PMDB, PSDB, etc…
    Acho até que alguns partidos de aluguel não teriam como pagar e outros partidos são tão insignificantes que nem pagado conseguiriam…

    Entendeu agora?

  4. O luiz agora conseguiu algo que só a ditadura miliar conseguiu no Brasil: criminalizar o ato de reunião política. Para o seu Luiz funcionário público ou CC não pode participar de uma plenária num sábado quando não há expediente. Isto é censura. Isto é mordaça.Luiz errou de década ao fazer.esta afirmação.

  5. Pergunta ao Luiz: se os CCs do Schirmer já não trabalham ganhando dinheiro público, como o
    próprio.governo reconheceu ao fazer um censo, trabalharao a partir de julho quando terão de empunhar dia e noite a bandeira schirmista?

  6. – Se só os milhares de decepcionados com a administração Xirmir-Farret o BOM já tá eleito.Já ouvi até um Jingle ali no Vale do Itaimbé: Prefeito BOM É O Jorge PozzoBOM.

  7. “Mas o fato é que, sejam 200 ou 500, é bastante provável que nenhuma outra agremiação santa-mariense consegue juntar, SEM PAGAR (grifo meu), tantos militantes entusiasmados.”
    Menos Claudemir… bem menos…
    Perguntinha impertinente:
    Quantos os que lá estavam são ocupantes de CCs nos governos federal e estadual?
    Certamente a maioria.
    São pagos sim… e o pior… com o dinheiro do cidadão/contribuinte.

  8. Pozzobom concorre e vem pra ganhar. Tenho fontes seguras. Ele se movimenta com desenvoltura. Perdoem que não concorda. Mas ele vem sim

  9. Tudo jogo ensaiado. Pimenta, Valdeci e Fabiano fingemmm que batem no Schirmer, a militância acredita, a Helen também acredita e tudo fica tranquilinho. Óbvio que jamais vão reconhecer a excelente gestão do atual prefeito, ou já reconheceram tirando o time de campo? Ahh pois é…

  10. Froide como tu estás bandido!!! risos. Bah a cumpanherada armou a arapuca, e quer o o deputado Bom entre na fria. risos. JIM JONES, na manhã de 18 de novembro de 1978, reuniu quase 1000 seguidores em plena selva, e lá não tinha boquinhas leiam CCs à vista, imagino se tivesse haveriam comparecidos todos os nativos da Raposa Serra do Sol. Seita é assim, ainda mai quando os Céu$$$$$$$ estão a vista.

  11. Acho que amanha teremos algo de mais claro a respeito do “BOM”, no que diz respeito a candidatura, a ex governadora ira conceder, digamos, uma entrevista a uma radio AM local pela manha, e certamente deixara algo mais claro a respeito do mesmo.

  12. JÁ esta mais que na hora do Deputado sair da vamos ver e mandar a sua resposta e declara se candidato ou não.
    E os Tucanos que estão na Prefeitura mostra-se são tucanos ou não e deixa que schirmer defina se é um bom cumpridor de acordo ou não muitos só esperam uma definição do Deputado pra dizer pra que lado ir principalmente ,partidos que hoje estão na prefeitura.

  13. No último grande encontro do partido, em meados de 2010, lotaram o Clube Comercial mais de mil pessoas. Sejam 350 ou 500, encontro de sábado foi acanhado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo