A greve dos docentes começa, enfim, a provocar efeitos objetivos no calendário escolar da UFSM. O fato é, obviamente, reconhecido pela reitoria da instituição. Tanto que ela própria (os docentes também já haviam pleiteado isso) encaminhou documento ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão propondo uma série de medidas – inclusive o adiamento, por pelo menos uma semana, do início do semestre letivo.
O encontro dos conselheiros acontece na sexta-feira, dia 3. Mas não é apenas isso que a reitoria está sugerindo, como você confere em material produzido pela Assessoria de Comunicação Social da UFSM e publicado originalmente no sítio da instituição. Confira (e, lá embaixo, também um adendo claudemiriano):
“Reitoria encaminha para o CEPE sugestões de mudanças no calendário acadêmico
Na segunda-feira (30), a Administração Central da UFSM encaminhou ao Conselho de Pesquisa e Extensão (CEPE) sugestões para mudanças no calendário acadêmico. As mudanças serão votadas em reunião do CEPE na próxima sexta-feira (3), a partir das 8h, na sala dos Conselhos.
As propostas apontam para a manutenção em aberto do primeiro semestre deste ano, a recuperação das aulas ao longo do segundo semestre e o adiamento do início do segundo semestre em pelo menos uma semana. Além disso, propõe-se a manutenção das reuniões do Conselho em regime permanente, com a possibilidade de reavaliação das atividades acadêmicas a qualquer momento.
A proposta da reitoria considera os dados fornecidos pelas pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) em relação à finalização dos diários de classe e à realização das matrículas pelos cursos de graduação da Universidade. Segundo os dados, quase 60% dos diários de classe da graduação e da pós-graduação foram finalizados pelos professores e mais de 80% dos alunos de graduação realizaram matrícula…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ADENDO CLAUDEMIRIANO: O Comando Local de Greve dos docentes da UFSM entrega amanhã de manhã, às 8 e meia, em reunião com membros do CEPE, um documento em que solicita aos conselheiros que adiem o calendário acadêmico e também pedem esclarecimentos sobre como proceder com relação “aos trâmites administrativos típicos do início do semestre” (AQUI , material a respeito, produzido pela assessoria de imprensa da Sedufsm)
Claudemir, pela sua experiência e informação, você acha que as aulas na UFSM iniciarão ainda em agosto? obrigada! (NOTA DO SÍTIO – o editor se gaba de conseguir antecipar algumas respostas. Mas esta, definitivamente, está completamente fora das possibilidades. No entanto, nos próximos dias já se saberá)