Economia

ECONOMIA. A dúvida é: os juros básicos vão ou não baixar? Decisão sai até esta quarta

Os doutos ouvidos pelo Banco Central, nesta semana, prevêem, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que acontece entre esta terça e quarta-feira, a MANUTENÇÃO da taxa de juros básicos da economia, hoje fixada em 8,75%. Mas acreditam que, até o final do ano, ela chegará aos 11,25%.

De todo modo, pelo menos de público, as autoridades econômicas do governo não se mostram assim tããão preocupadas com a questão dos juros. Por quê? Para (tentar, quem sabe) entender, confira a reportagem distribuída pela Agência Brasil, com a palavra de representante graduado do Ministério da Fazenda. O texto é de Daniel Lima e Kelly Oliveira. Confira

 “Equipe econômica não está preocupada com possível aumento da taxa de juros pelo Banco Central

A possibilidade de aumento da taxa básica de juros, a Selic, neste ano, pelo Banco Central (BC), pode não ser o que espera o Ministério da Fazenda, mas também não gera preocupações na equipe econômica. O assessor da Secretaria de Política Econômica do ministério, José Antônio Pereira de Souza, lembra que as expectativas do mercado financeiro são de alta para a taxa, que o BC usa para controlar a inflação. Nesta semana, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne para definir a tendência dos juros nos próximos 45 dias.

Segundo pesquisa feita pelo BC com analistas do mercado financeiro, a projeção é fechar 2010 em 11,25% ao ano. “Mesmo se o Banco Central fizer isso, e parece que vai fazer efetivamente, o patamar da taxa de juros vai continuar em um nível historicamente baixo”, disse Souza à Agência Brasil. Para o assessor, o patamar a que pode chegar a taxa é baixo quando se olha o histórico da Selic, mas pode ser considerado alto ao se comparar com outros países.

Mesmo assim, é importante observar que a Selic chegou ao pico de 45% ao ano em março de 1999. Em 2003, início do primeiro mandato do atual governo, ficou em 25,5% ao ano. Atualmente, a taxa básica está em 8,75% ao ano…”  

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo