EconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA (6). Cariocas, os primeiros a chegar, enfrentam o frio trabalhando na organização da Feicoop

Cariocas espantam o frio com trabalho

POR Maiquel Rosauro (texto e fotos)

“Minha nossa, que frio”, “Eu só vou trabalhar na cozinha porque lá está quente” e “como você aquenta trabalhar sem luvas?” foram algumas das frases repetidas pelos cariocas que estão trabalhando nesta manhã no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. No local, será realizada a 18ª edição da Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop) e 7ª Feira da Economia Solidária do Mercosul, entre sexta-feira e domingo. 

Maria Ilza Dias da Silva, Mara Adell e Luana Souza (E) vieram da Comunidade do Alemão

A comitiva de cariocas foi a primeira a chegar para o evento. No total, 42 pessoas vindas de diversas comunidades do Rio de Janeiro chegaram ao município na madrugada desta terça. Eles pretendem ajudar na organização da feira e também comercializar os seus produtos. 

– Eu vim para ajudar e também quero vender bastante. Eu produzo bolsas e bijuterias – argumenta a artesã Maria Ilza Dias da Silva, da Comunidade do Alemão.

Os visitantes estão encontrando dificuldades com a baixa temperatura. Às 9h, fazia

Palhaço Benedito criou casaco exclusivo para visitar SM

na 7ºC cidade. Para espantar o frio, logo cedo eles começaram a trabalhar. Os homens foram para o serviço braçal, montando as mesas que serão usadas para expor os produtos. Já as mulheres foram produzir alimentos.

Para se proteger do frio, Edilson Benedito Alves, o Palhaço Benedito, produziu ele mesmo uma roupa própria para vir à Feicoop. Ele também não dispensou um chá quente nesta manhã.

– Eu criei este casaco a partir de um cobertor só para vir até aqui. No Rio de Janeiro acho que jamais vou usar porque lá é sempre quente – relata Benedito.

Mulheres já trabalham na preparação da Feira

A comitiva carioca, neste momento, acompanha a sessão plenária da Câmara de Vereadores de Santa Maria. O objetivo deles é divulgar a 18ª Feicoop e a Feira da Economia Solidária do Mercosul. 

Também será realizada entre sexta e domingo a 10ª Feira Nacional da Economia Solidária; 11ª Mostra da Biodiversidade e Feira de Agricultura Familiar; 7º Seminário Latino Americano de Economia Solidária; 7ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz e 7º Levante da Juventude.

OBSERVAÇÃO: Maiquel Rosauro é da assessoria de imprensa do evento.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo