Arquivo

Crise ianque (3).MP que socorre empresas e bancos tem emendas. Ao menos 11 beneficiam cidadão

Já tramita no Congresso Nacional a Medida Provisória editada há alguns dias pelo Presidente da República, com o objetivo de fortalecer o sistema financeiro brasileiro diante da crise ianque. Também é beneficiado pela MP o setor exportador.

 

Por obra e graça de parlamentares, dezenas de emendas já foram apostas. A maior parte tem claro viés oportunista. Mas há algumas que precisam ser devidamente analisadas, inclusive porque beneficiam o cidadão, na medida em que retiram o que poderia ser um “cheque em branco” para os incompetentes. Mais detalhes você encontra no material distribuído pela Agência Câmara de Notícias. O texto é assinado por Marcello Larcher. Acompanhe:

 

“MP 442: Parlamentares apresentam emendas para proteger BC e correntistas

 

Entre as 74 emendas apresentadas à Medida Provisória (MP) 442/08, que facilita o socorro do Banco Central ao mercado de crédito e exportadores em meio à crise financeira internacional, as duas principais ações são a responsabilização de controladores de instituições que aplicarem calote e a proteção dos correntistas que investiram nessas financeiras.

A MP facilita a operação de redesconto do Banco Central para instituições financeiras, que é o empréstimo de recursos para quitação de obrigações imediatas tendo como garantia recursos futuros. O texto permite que a própria carteira de empréstimos feitos pelos bancos seja dada como garantia. Isso significa que o Banco Central poderá comprar as carteiras dos bancos que não conseguirem cobrar seu crédito.

São 11 emendas para dar mais segurança ao Banco Central no recebimento das dívidas. Se forem aprovadas, o BC poderá, por exemplo, alienar ativos de instituições devedoras; exigir 20% a mais que o empréstimo, devido a flutuações de mercado; obter ações de participação societária como garantia; e até mesmo assumir o controle da instituição, caso a dívida supere 50% do capital votante. Dirigentes e empresas controladoras dessas instituições poderão ser responsabilizados caso se…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “MP 442: Parlamentares apresentam emendas para proteger BC e correntistas”, de Marcello Larcher, da Agência Câmara de Notícias.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo