ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. A ficção das prestações de conta. E, afinal, qual foi o efeito interno da pesquisa?

Luneta

Primeira prestação de contas dos candidatos – ainda haverá outra, pré-pleito, antes da definitiva, em novembro – é peça de ficção. Simples assim. Ah, e legal.

Na verdade, na verdade: só um candidato de fato competitivo à Câmara, e que está recorrendo ao TRE, foi considerado legalmente inapto. Aliás, candidata.

Reunião. E mais reunião. E ainda reunião. Foi um festival delas, entre a tarde de sábado e a madrugada de segunda-feira passados.

Tudo por conta da pesquisa A Razão/Cacism. Houve candidaturas, inclusive, que chegaram a imaginar mudança radical de estratégia.

Ao final dos encontros dos altos-comandos, o nervosismo de uns e a euforia de outros, cederam lugar à calma e à ponderação. Afinal, ainda há dois meses de campanha.

A petista Helen Cabral aposta – e muito – no trololó eletrônico, que inicia dia 21. Mas tem (seus articuladores garantem) muito mais confiança é no militante petista.

Inclusive por isso, talvez, esteja convocando, ao lado de seu companheiro de chapa, Valdir Oliveira, uma grande reunião com os militantes. E, não por acaso, no dia 13.

Candidatos têm comitês principais, e de porta aberta. Mas mantém, igualmente, locais em que só os militantes mais próximos se reúnem. Este comitê não é público.

Estão cada vez mais vapt-vupt as sessões da Câmara. É um suplício, para uns e outros, saber que ainda há treeeeze reuniões antes do pleito. Sim, o colunista foi ao calendário.

Não se sabe, ainda, se a atitude se manterá, até o pleito. Mas, pelo menos por enquanto, o tucano Jorge Pozzobom está se dividindo entre o mandato de deputado e a campanha.

Aliás, ao menos nesta semana houve, na Assembleia, um efeito colateral, digamos, positivo para o candidato.

O quê? Voltou à baila, por provocação dele, na comissão de Saúde, a questão do SAMU e a descentralização da central telefônica.

Você pode seguir o colunista no Twitter (@claudemirpe), ser amigo no Facebook e também acompanhá-lo no www.claudemirpereira.com.br. Ah, igualmente pode ouvi-lo, às 7h30 e ao meio dia, na Antena 1.

 

 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo