ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Caderno feito no capricho

Foi um trabalho e tanto, conduzido pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria. Resultou no “Caderno de Propostas”, entregue na segunda-feira aos candidatos a prefeito (ou seus representantes) e a um punhado de concorrentes ao Legislativo e que compareceram ao plenário da Câmara.

Quase 600 voluntários, cerca de 1,5 mil participantes nas 85 reuniões dos fóruns temáticos e grupos de trabalho e centena e meia de entidades representadas. Não, definitivamente, debate não faltou, para quantificar, qualificar e, enfim, sintetizar o que surgiu, inclusive, a partir do “Mapa Estratégico” estabelecido pelas ideias do movimento “A Santa Maria que queremos”.

Ninguém pode garantir estar, ali, um projeto acabado de cidade do futuro, seja ele próximo ou distante. Mas, não há dúvida, é preciso que se leve a sério esse trabalho da Adesm. E o mínimo dos mínimos que se exige é que aqueles que pretendem governar a comuna leiam o documento. E, se der, que o incorporem (no todo ou em parte) ao seu próprio plano de governo.

Não há, ali, por certo, uma Santa Maria ideal. Mas se trata, e quem teve acesso ao Caderno pode comprovar, de um esboço muito próximo do que pode ser uma comuna desenvolvida e plena para seus cidadãos. E os candidatos, na pior das hipóteses, terão uma síntese bastante próxima desse desejo. É bom, portanto, levar a sério.

Quem quiser conferir o “”Caderno de Propostas, poderá fazê-lo via site do colunista na internet, no seguinte endereço: https://claudemirpereira.com.br/2012/07/caderno-

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Prezado Claudemir, gostaria de contribuir e informar para as pessoas que se interessarem que a adesm possui material impresso do Caderno, é só dar uma passarinha na sede. http://Www.adesm.org.br

    Creio ser relevante lembrar que as reuniões não terminaram, as áreas que já possuem um plano de ação elaborado passam par uma fase de monitoramento, articulação e reavaliação e as áreas que não possuem um plano iniciarão em 2013.
    Dessa forma convido a todos interessados a participarem desse processo. Entrem em contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo