ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Festa (e luto) na cultura

Isso é história!

1921, 6 de fevereiro – O maestro Gulherme Fontainha, diretor do Conservatório de Música e do Centro de Cultura Artística de Porto Alegre, trata da fundação de uma escola de música em Santa Maria.

19 de abril – Morre o poeta Ernani Chagas, ferido na véspera, a bala, por Olmiro Antunes. Nasceu em Santa Maria, a 7 de outubro de 1898. Poeta espontâneo, escrevia suas poesias sobre o mármore das mesas de café, de preferência, e sempre sob pseudônimos, dos quais pude coligir os seguintes: Ricardo, João Felpudo, João Beldroega, Mãe Joana, Carlos Polaco, Rabecão, Dr. Zambayont, Luciano Morais, Capitão, Major, Mamangava, Martin Gravata e Ricardo Severo, este o mais usado.

Algumas de suas produções em verso e prosa foram enfeixados no LIVRO PÓSTUMO, publicado em 1935, por seus irmãos Eurico e Emir. “Mortalmente ferido, consciente do fim próximo, não se profanou articulando uma queixa, não se diminuiu na intenção de penitenciar-se nem explodiu na cólera de vingadora maldição. Calmo, concentrando no olhar agônico as últimas centelhas da vida intensa que ele, como forte, amava, sereno, dominando-se, morreu dizendo adeus aos amigos” (Aureliano de Figueiredo Pinto)”

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

 

 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo