ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Sim, a eleição tem um favorito. É Schirmer, aponta pesquisa A Razão/Cacism

O que vai sair da urna eletrônica ainda não é possível afirmar. Porém… 

A pesquisa, com seus detalhes, você pode conferir no jornal A Razão, que já está nas bancas. E, daqui a pouco, aqui mesmo, você lerá os textos principais. Mas, de pronto, já é possível afirmar, sem nenhum constrangimento profissional: a eleição municipal, no que toca à Prefeitura, tem um favorito. E ele é o atual ocupante do cargo, Cezar Augusto Schirmer.

Os números são em si mesmo eloquentes. Somados, seus adversários principais e secundários, e também os que anunciam a pretensão de anular o voto ou torná-lo branco, não alcançam os 44% de intenção anunciada para o comandante da dobradinha PMDB/PP.

Isso significa que “a coruja está pelada”? Seria uma irresponsabilidade afirmar isso. No entanto, também não se pode ignorar o óbvio. O mais próximo perseguidor, Jorge Pozzobom, do PSDB, tem 18,8% das intenções, faltando dois meses para o pleito. E quem vem em seguida, Helen Cabral, está com 12,3%. Brancos, Nulos e os votantes em Tiago Aires (PSOL) e Jeferson Cavalheiro (PSTU), mal ultrapassam a barreira dos 5%.

Ora, mesmo considerando que há dois em 10 eleitores indecisos, no cenário de hoje, em que a campanha mal começou (é prudente fazer esse reparo), nem se todos fossem juntos para o mesmo lado, o resultado deste momento mudaria. Também admitindo que os 4,9% de margem de erro pendessem para um único candidato, bem, mesmo nesse caso, Schirmer poderia comemorar a vitória.

E agora? Bueno, agora é a campanha. Que pode mudar o quadro, evidentemente. Mas desconhecer o favoritismo de quem está na frente seria uma estultice. Que nem mesmo a provável avaliação otimista dos que estão atrás poderá esconder. Ponto.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo