EconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Plenária do Rio Grande do Sul já debate temas de uma “outra economia possível”

Começou nesta quinta, em Porto Alegre, a quinta edição da Plenária Nacional de Economia Solidária. O evento, que termina no sábado, acontece em Canoas e, claro, tem uma importante representação santa-mariense. Os detalhes você encontra no texto de Bruna Garbin, assessora de imprensa da Caritas-RS, uma das organizações promotoras. Acompanhe:

Rio Grande do Sul realiza Plenária Estadual de Economia Solidária

Inicia hoje (quinta) e vai até o dia 18, a etapa estadual da V Plenária Nacional de Economia Solidária, em Canoas, Rio Grande do Sul. Durante os três dias de atividade, cerca 150 pessoas representando movimentos sociais, gestores públicos, entidades de apoio e empreendimentos econômicos solidários, debaterão sobre o tema “Economia Solidária: o bem viver, a cooperação e a autogestão para um desenvolvimento justo e sustentável”.

O objetivo da plenária que começou com encontros locais e terminará no encontro nacional que acontece nos dias 9 a13 de dezembro de 2012, em Brasília, é aprofundar o debate sobre a economia solidária como estratégia de desenvolvimento territorial, sustentável, diverso e solidário. Também, como uma proposta transversal e articulada com diversos temas, sujeitos e iniciativas para o enfrentamento e superação do modelo capitalista. Ela é organizada pelo Fórum Gaúcho de Economia Solidária e a Comissão Estadual de Organização da V Plenária.

Eixos como: Sustentabilidade; Autogestão e autonomia; Economia Popular; Emancipação Econômica e políticas dos Empreendimentos Econômicos e Solidários; Território e Territorialidade; Diversidade (gênero, raça, etnia, povos e comunidades tradicionais, orientação sexual, geração, juventude, rural, urbano, pessoas em situação de vulnerabilidade, egressos do sistema prisional e saúde mental) e Cidadania, organização da sociedade, relação entre o movimento de Economia Solidária e o Estado, serão debatidos pelos participantes.

Em preparação ao encontro estadual, foram realizadas 8 plenárias regionais nas regiões Metropolitana, Vale dos Sinos, Sul, Central, Missões, Planalto, Noroeste Colonial e Fronteira Oeste. Ao todo, participaram 491 pessoas de 33 cidades.

Sobre o Fórum Brasileiro de Economia Solidária

O FBES, Fórum Brasileiro de Economia Solidária, está organizado em todo o país em mais de 160 Fóruns Municipais, Microrregionais e Estaduais, envolvendo diretamente mais de 3.000 empreendimentos de economia solidária, 500 entidades de assessoria, 12 governos estaduais e 200 municípios pela Rede de Gestores em Economia Solidária.

Ele é fruto do processo histórico que culminou no I Fórum Social Mundial (I FSM), e contou com a participação de 16 mil pessoas vindas de 117 países, nos dias 25 a 30 de janeiro de 2001. Dentre as diversas oficinas, que promoviam debates e reflexões, 1.500 participantes acotovelam-se na oficina denominada “Economia Popular Solidária e Autogestão” onde se tratava da auto-organização dos/as trabalhadores/as, políticas públicas e das perspectivas econômicas e sociais de trabalho e renda.”

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo